Restauração: Preços afixados com clareza é meio caminho para o bom entendimento entre consumidor e estabelecimento de restauração

A lista do dia e os preços praticados, com taxas e impostos incluídos, devem estar, clara e obrigatoriamente, afixados à entrada do estabelecimento, em local bem visível do exterior.

No setor da restauração, quando os preços estão afixados com clareza é meio caminho para um bom entendimento entre o consumidor e o estabelecimento de restauração.

O que devo saber sobre os preços?

A lista do dia e os preços praticados, com taxas e impostos incluídos, devem estar, clara e obrigatoriamente, afixados à entrada do estabelecimento, em local bem visível do exterior.

Se o estabelecimento tiver espaço exterior – esplanada ou terraço – e os preços forem diferentes dos praticados no interior, a informação de que esse estabelecimento pratica diferentes preçários deve estar afixada, inequivocamente, estando o estabelecimento obrigado a afixar nesse espaço exterior a lista do dia e os preços praticados, com taxas e impostos incluídos.

Em que língua devem estar todas estas informações?

A lista de preços disponibilizada aos consumidores deve, obrigatoriamente, estar escrita em português. Nas zonas turísticas, designadamente nos centros históricos das cidades, marinas e apoios de praia, a referida lista deverá ser redigida também em língua inglesa ou outra língua oficial da UE.

E a fatura?

A lei em vigor estipula que o estabelecimento de restauração deve emitir uma fatura pelos serviços prestados, a qual deverá incluir a denominação dos bens fornecidos, quantidade e taxa de IVA aplicável. Em caso de reclamação, este documento constitui fundamental meio de prova para o consumidor.

Quando há conflitos, onde devo reclamar?

O consumidor pode e deve utilizar o livro de reclamações existente em todos os estabelecimentos e que deve ser entregue ao consumidor sempre que solicitado.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Visite o nosso site deco.pt e siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas

Lisboa. Avenida Fontes Pereira de Melo fecha ao trânsito temporariamente

Segundo a autarquia, a avenida estará encerrada para que se proceda à realização de trabalhos no coletor e reposição da infraestrutura, que estima durarem toda a semana.

Saiba qual a ligação entre o pré-aviso e a prática comercial desleal dos Serviços Públicos Essenciais

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) afirma que nada inibe os comercializadores de enviarem aos seus clientes os respetivos pré-avisos, desde que seja respeitado o disposto na lei e em regulamento, designadamente a data a partir da qual pode ocorrer a interrupção.

DHL. Entregas de encomendas vão ficar mais caras a partir de 1 janeiro de 2022

A empresa de logística avançou com um ajustamento na tabela de preços e anunciou que os consumidores em Portugal vai pagar mais 4,9%, comparativamente a 2021, pela entrega de encomendas.
Comentários