A Revolut registou um aumento de 54% no número de clientes de trading em Portugal durante 2023, avança a app financeira global. A dimensão média das contas de trading de títulos dos portugueses no final do ano atingiu 1.731 euros, quase ao mesmo nível da média do Espaço Económico Europeu (EEE) de 1.827 euros.
As maiores contas de investimento foram acumuladas no grupo de idades entre os 65 e os 74 anos, atingindo uma média de 6.618 euros, muito acima da média europeia para esse grupo etário, refere a Revolut.
Surgiram também diferentes dinâmicas a nível do género. Em Portugal, à semelhança do resto da Europa, os homens assumiram um papel mais prevalente no espaço de investimento, apresentando volumes de operações três vezes superiores aos das mulheres.
A Revolut revela que este ano, com a descida das taxas de juro, os preços das obrigações poderão subir, “o que representa uma oportunidade estratégica para os investidores” ao mesmo tempo que anuncia que em breve, a Revolut oferecerá aos clientes a oportunidade de investirem em obrigações com apenas alguns toques no ecrã do telemóvel.
Dados da Revolut revelam como os portugueses investiram em 2023. Tal como a maioria dos europeus, os investidores portugueses demonstraram entusiasmo pelas ações da Tesla, enquanto que a ação mais negociada na União Europeia foi a Exasol AG.
“Em todo o EEE, a ação mais negociada dos EUA em 2023 foi a da gigante empresa de automóveis americana Tesla, seguida da empresa americana de voos espaciais Momentus e da empresa automóvel chinesa NIO”.
Já entre as ações da UE, a cervejeira Anheuser-Busch assumiu a liderança na captação da atenção dos investidores, seguida da empresa automóvel alemã Volkswagen e da empresa de pagamentos neerlandesa Adyen.
As ações mais negociadas na UE foram as da empresa alemã de software de gestão Exasol AG, da Varta AG e do banco holandês ABN Amro.
A Revolut lembra que introduziu no ano passado os fundos de índices cotados (ETFs), que oferecem exposição a uma vasta carteira diversificada de ativos, como ações e obrigações, na app.
“Investir em ETFs pode facilitar a gestão dos riscos associados aos investimentos e a reduzir os custos e o tempo gasto na pesquisa de investimentos”, acrescenta.
“Para se comprometer a investir regularmente e reduzir o impacto da volatilidade dos preços a curto prazo, a Revolut adicionou recentemente a funcionalidade ‘Compras recorrentes’, que permite comprar ações/ETFs com uma frequência e hora predefinidas”, refere a empresa que acrescenta que os ETFs que “garantiram lugares no topo entre os investidores portugueses durante 2023 foram o Vanguard S&P 500 , o ETF Xtrackers MSCI World Information Technology e o ETF Vanguard FTSE All-World”.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com