O banco digital Revolut anunciou o lançamento de uma funcionalidade avançada de deteção de fraudes que irá ajudar a proteger os seus clientes de fraudes com cartões.
Desde o lançamento da funcionalidade de deteção de fraudes com cartões, a Revolut observou uma redução de 30% nas perdas por fraude resultantes de fraudes com cartões, em que o dinheiro é enviado para comerciantes ligados a finanças e investimentos.
“Os clientes da Revolut podem agora usufruir de uma camada adicional de proteção de segurança, para além da tecnologia já existente para detetar fraudes APP (Authorised Push Payment, que decorrem quando criminosos enganam as suas vítimas para que transfiram dinheiro para outra conta)”, avança a empresa.
Este novo sistema utiliza uma funcionalidade baseada em Inteligência Artificial (IA) que identifica operações de risco, é capaz de ser mais inteligente que os criminosos e protege as finanças dos clientes, explica a Revolut.
“A nova funcionalidade de deteção de fraudes através de IA da Revolut utiliza uma sofisticada aprendizagem automática para detetar se um cliente está a ser vítima de uma burla e, por conseguinte, quebrar o esquema do burlão antes que o dinheiro seja enviado”, acrescenta.
“Criada internamente pela equipa de prevenção de crime financeiro da Revolut, a nova funcionalidade consegue determinar se existe uma grande probabilidade de o cliente estar a efetuar um pagamento com cartão como parte de uma burla e, se sim, bloquear o pagamento”, detalha o banco online.
O cliente é então protegido contra a realização de outros pagamentos semelhantes e a sua app irá redirecionar para um fluxo de intervenção sobre a fraude. “Durante esta fase, o cliente tem de fornecer algumas informações adicionais sobre a operação que tentou realizar, com o objetivo de verificar se está a ser orientado por alguém, ou se está a seguir as diretrizes de um burlão. Além disso, são exibidas histórias educativas específicas sobre fraudes, para que os clientes reflitam bem antes de efetuarem o pagamento”, explica o banco digital com mais de 40 milhões de clientes em todo o mundo.
A Revolut também pode redirecionar o cliente para uma conversa com um agente especialista em fraudes da Revolut, que lhe fará mais perguntas para determinar se poderá estar a ser vítima de uma burla.
David Eborne, Head of Fraud na Revolut, citado no comunicado fala do lançamento da nossa nova funcionalidade que deteta fraudes através de IA ao implementar uma tecnologia avançada para interromper burlões que se tentem aproveitar das pessoas. P”assámos meses a inovar e a testar o produto para garantir que os clientes podem continuar a gastar e a enviar o seu dinheiro em segurança”, garante o responsável.
“Por exemplo, um número crescente de bancos está a restringir cada vez mais, ou a limitar fortemente, a capacidade de efetuar pagamentos com cartão em sites de criptomoedas e de investimento. Com esta funcionalidade avançada, em vez de bloquearmos completamente essas operações, garantimos que os clientes que pretendem efetuar pagamentos legítimos continuem a fazê-lo, mas também intervimos para proteger aqueles que estão a ser orientados por criminosos para efetuarem pagamentos fraudulentos. Estamos a dar aos nossos clientes liberdade e segurança ao mesmo tempo”, acrescenta Eborne.
Em 2023, de acordo com dados globais da Revolut, 59% de todo o dinheiro perdido em esquemas APP (Authorised Push Payment, que decorrem quando criminosos enganam as suas vítimas para que transfiram dinheiro para outra conta) foi proveniente de golpes de investimento, apesar de estes representarem apenas 14% do número total de casos.
Por outro lado, as fraudes de compras foram o tipo mais comum de fraude APP, representando 62% dos casos globais de fraude no mesmo período, mas menos de 9% do valor global perdido, o que demonstra que as fraudes mais pequenas são mais comuns, mas com perdas monetárias menores, diz a Revolut.
A nova funcionalidade que deteta fraudes através de IA está disponível na app Revolut e está disponível para clientes em todo o mundo.
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