PremiumRio usou zona franca para obrigar PSD Madeira a recuar no Novo Banco

Deputados do PSD Madeira recuaram na votação sobre Novo Banco após Rui Rio ter admitido deixar cair proposta para manutenção da zona franca.

O momento insólito em que dois deputados do PSD Madeira pediram a Ferro Rodrigues para corrigir o sentido de voto relativo à proposta do Bloco de Esquerda para bloquear novas transferências para o Novo Banco rapidamente entrou para o anedotário nacional, em especial após o humorista Ricardo Araújo Pereira ter referido o episódio no seu programa na SIC. Mas as razões que estiveram por detrás deste inusitado recuo têm pouco de jovial. Ao que o Jornal Económico apurou, o que levou os deputados madeirenses a mudar subitamente de posição foram as fortes pressões que o líder do partido, Rui Rio, exerceu sobre o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Supremo confirma prisão do antigo presidente do Banco Privado

A pena de prisão efetiva de João Rendeiro só se vai concretizar após trânsito em julgado. O antigo presidente do Banco Privado Português (BPP) foi condenado a cinco anos e oito meses de prisão por vários crimes de falsidade informática e falsificação de documentos.

Sistema informático do BPI certificado pelo CMMI Institute

O BPI vê assim reforçada a capacidade de resposta às exigências das entidades de Supervisão Bancária na área do risco tecnológico.

Euro digital vai acontecer “com grande probabilidade”, diz especialista do London School of Economics

Ricardo Reis, professor da London School of Economics, acredita que o Banco Central Europeu acabará por emitir o euro digital. Bancos comerciais vão continuar a existir e a dirimir a relação com clientes, mas as moedas estáveis vão “perder grande parte do seu apelo”.
Comentários