[weglot_switcher]

Risco de de Brexit sem acordo é “muito real”, avisa Juncker

A seis semanas da data de saída, 31 de outubro, Juncker disse que Boris Johnson mantém a sua posição de sair da União Europeia, com ou sem acordo. 
  • Jean Claude Juncker
18 Setembro 2019, 10h33

As reuniões para um potencial acordo do Brexit parecem estar longe de terminar. Após Boris Johnson se reunir com o ainda presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, o luxemburguês admite que ainda é possível realizar uma saída tranquila mas que o risco de um potencial não acordo “é muito real”, noticia a ‘Reuters’.

A seis semanas da data de saída, 31 de outubro, Juncker assumiu que o primeiro-ministro britânico lhe garantiu que Londres ainda pretende um acordo, mas que Boris Johnson mantém a sua posição de saída efetiva até à data final, com ou sem acordo.

“Falta muito pouco tempo. O risco de um não acordo é muito real”, sustentou o presidente da Comissão Europeia, em Luxemburgo.

No pior cenário imaginado pelo governo britânico, um Brexit sem acordo pode significar graves perturbações no comércio mundial, suprimento de medicamentos, falta de alimentos frescos e um aumento da desordem pública.

A rutura dos laços económicos podem assim terminar após quatro décadas de adesão à União Europeia, em 1973, embora esta possa “ser a escolha do Reino Unido, mas nunca a escolha da UE”, sublinhou Juncker.

É esperado, esta quarta-feira, que o Parlamento Europeu adote uma resolução, de forma a que o Reino Unido receba mais tempo para negociar os termos da saída da União Europeia. O Brexit já foi adiado por duas vezes desde o mês de março e Boris Johnson parece estar a certificar-se de uma saída efetiva para a data prevista.

Imprensa britânica critica primeiro-ministro: O “homem invisível”, Johnson “humilhado” e “Luxemburgo ri-se na cara” de Boris

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.