[weglot_switcher]

Riscos para a atividade económica intensificaram-se, avisa Banco Central Europeu

Tensões comerciais, Brexit sem acordo e travagem económica da China são os principais riscos para a economia global, indica Boletim Económico do banco central.
26 Setembro 2019, 11h17

Os riscos negativos para a atividade económica global “intensificaram-se recentemente”, indica o Banco Central Europeu (BCE) no Boletim Económico divulgado esta quinta-feira.

O relatório é publicado depois de, na reunião de 12 de setembro do Conselho de Governadores do banco central, Mario Draghi ter anunciado novas medidas de estímulo monetário para contrariar o arrefecimento económico da Zona Euro.

Na publicação de hoje, o BCE volta a salientar que o crescimento global diminuiu no primeiro semestre de 2019, “refletindo a desaceleração da atividade económica nas economias avançadas e emergentes”, e alerta que as perspetivas futuras também se deterioraram.

“Uma nova escalada de disputas comerciais representariam um risco para o comércio e o crescimento global. Além disso, um cenário de ‘não acordo’ no Brexit pode ter mais efeitos adversos, especialmente na Europa”, lê-se no relatório.

O banco central mostra ainda preocupação com uma possível travagem económica mais acentuada na China, que “pode ser mais difícil de combater com uma política de estímulos eficiente” e ser um “desafio” ao processo de “reequilíbrio que está em curso na China”.

Uma mudança de preços de ativos nos mercados financeiros e uma escalada das tensões geopolíticas também “poderiam afetar adversamente a atividade e o comércio global”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.