A OpenAI, tecnológica especializada em Inteligência Artificial (IA) fundada por Sam Altman, tem vindo a trabalhar discretamente na sua própria rede social ao estilo “X”, de acordo com algumas publicações norte-americanas. Aquela que poderá ser mais uma ameaça para o “X” estará ainda numa fase inicial, mas o protótipo que tem sido trabalhado internamente está muito assente em todas as capacidades oferecidas pelo ChatGPT, ao nível dos vídeos e imagens.
De acordo com alguns relatos, ainda não é claro se esta rede social será uma nova aplicação ou se será incorporada no próprio ChatGPT. Apesar das muitas incertezas, há algo que parece ser claro: esta iniciativa de Sam Altman vai alimentar a já complicada rivalidade entre Sam Altman e Elon Musk. Dos EUA surgem os rumores de que o objetivo da nova rede social passa não tanto por copiar o “X” mas sim obter conteúdos em tempo real para “alimentar” a IA.
De recordar que, em fevereiro, Elon Musk fez uma oferta de 97,4 mil milhões de dólares para comprar a OpenAI, proposta que Sam Altman rejeitou publicamente. Na base do desentendimento está o facto de Elon Musk ter cofundador da OpenAI com Sam Altman em 2015, mas ter saído em 2018, atura em que se tornou muito crítico da OpenAI.
No entanto, a OpenAI processou Elon Musk, alegando que este tentou assumir o controlo da empresa para controlar a tecnologia. A situação complicou-se rapidamente, com ambos os lados a trocarem acusações. Agora, a guerra prossegue mas no campo das redes sociais.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com