[weglot_switcher]

Rotas de verão: Por terras do Barlavento, ou de onde sopra o vento

Prestes a completar o contorno de Portugal continental, planamos ao sabor do vento sobre as falésias alcantiladas do Barlavento, onde bilhetes postais como a Marinha e Benagil rivalizam com os longos areais da esbelta ria Formosa no Sotavento. Do Algarve levamos uma luz única e inconfundível na bagagem, antes de rumarmos às ilhas na próxima semana.
28 Agosto 2021, 16h00

Quem fala a “língua” dos topógrafos diria que estamos diante de dois grandes acidentes geográficos que desenham a separação entre a costa norte, puramente atlântica, e a costa sul, com laivos mediterrânicos. Para um comum mortal, o que apetece dizer é que dois gigantes de pedra rompem no mar como a proa de um navio: o cabo São Vicente e o promontório de Sagres.

Estas arribas altíssimas entram mar adentro e nelas vêm explodir as ondas, quais vulcões de espuma. O espetáculo impressiona e incendeia a imaginação. Como sempre aconteceu ao longo dos séculos, originando mitos e lendas, ou não passassem ao largo deste ponto estratégico, desde tempos imemoriais, as rotas entre o Mediterrâneo e o Norte da Europa. O rol de combates navais que tiveram por palco estas águas envolveu desde romanos e cartagineses, mouros e cristãos a franceses e ingleses, liberais e miguelistas. Num cenário assim, facilmente nos pomos a imaginar que segredos se esconderão nestes fundos rochosos…

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.