A RTP vai avançar com a primeira fase do programa de rescisões já no início do ano, prevendo a saída voluntária de até 250 trabalhadores. De acordo com o Diário de Notícias, o canal público vai começar pelos trabalhadores em situação de pré-reforma.
Adianta a publicação que esta primeira etapa vai abranger até 80 quadros da estação de rádio e televisão estatal, aos quais ainda vão acrescer 35 trabalhadores já em idade de reforma. Estas saídas vão ter um custo estimado de cinco milhões de euros, que será suportado pelo orçamento da RTP.
A segunda fase deste plano de rescisão avança então no último trimestre do ano e prevê também a saída voluntária de até 135 pessoas. No entanto, esta fase vai necessitar de um financiamento extraordinário de 14,9 milhões por parte do Estado.
Lembrar que este é o plano anunciado pelo Governo em outubro passado, revelado aquando da divulgação do Plano de Ação para a Comunicação Social. Nesta altura, o ministro Pedro Duarte, responsável pela pasta da comunicação social, anunciou a saída de até 250 trabalhadores da RTP com rescisões por mútuo acordo.
O objetivo destas saídas voluntárias é cortar despesa através da redução da massa salarial, uma vez que o Governo quer romper com a publicidade na RTP e isso afeta diretamente as contas da empresa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com