[weglot_switcher]

Rui Moreira: o presidente diplomata e cosmopolita

Rui Moreira foi o primeiro independente eleito presidente da Câmara do Porto.
  • Fernando Veludo/Lusa
1 Outubro 2017, 20h45

É de uma família tradicional burguesa do Porto e só teve a noção de ser um homem do Porto depois de ter vivido fora. Costuma dizer que faz parte de uma geração que acredita que o Porto é liberal, que é uma cidade com protagonismo.

Candidatou-se como independente à presidência nas eleições autárquicas em 2013, de onde saiu vencedor com 39, 25% dos votos (com o apoio formal do CDS). O independente assegurou a governabilidade da cidade com um acordo pós-eleitoral com o PS.

Nascido no Porto em agosto de 1956, frequentou o Colégio Alemão do Porto e o Liceu Nacional Garcia de Orta. Licenciou-se em gestão de empresas em 1978, pela Universidade de Greenwich (Londres, Inglaterra), tendo obtido o prémio de melhor aluno do curso. Moreira foi também presidente da Associação Comercial do Porto e da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana.

Miguel Pereira Leite, presidente da AM do Porto e recandidato ao cargo, considera que Moreira “tem uma grande experiência profissional e um conhecimento muito abrangente no campo cultural, económico e social”, fatores decisivos “na projeção internacional” alcançada pelo Porto “nos últimos anos”.

Desportista, Rui Moreira foi velejador internacional em vela, tendo vários títulos de campeão nacional em seniores e juniores em várias classes. Foi membro do Conselho Consultivo do Futebol Clube do Porto e comentador desportivo em programas de televisão como o Trio d’ Ataque.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.