Rui Rio alerta que a dívida pública tem subido “ao contrário do que o Governo tem dito”

“Tal como tenho alertado – e ao contrário do que o Governo tem dito – a dívida pública não tem baixado; tem subido. O que baixou foi a relação entre a dívida e o PIB”, destaca o líder do PSD, em publicação na rede social Twitter.

O presidente do PSD, Rui Rio, publicou hoje uma mensagem na rede social Twitter em que alerta para o aumento da dívida pública em Portugal, “ao contrário do que o Governo tem dito”.

“Tal como tenho alertado – e ao contrário do que o Governo tem dito – a dívida pública não tem baixado; tem subido. O que baixou foi a relação entre a dívida e o PIB”, salienta Rio, na publicação em causa.

“Mas a taxa de juro, que determina o que os portugueses pagam de juros, incide sobre a dívida e não sobre um rácio”, conclui Rio.

O Banco de Portugal informou hoje que a dívida pública aumentou 400 milhões de euros em novembro, face a outubro, atingindo 251,48 mil milhões de euros, um novo máximo histórico.

Para o aumento da dívida em novembro contribuíram sobretudo os empréstimos e as emissões de títulos de dívida, ressalvou o Banco de Portugal.

Ler mais

Relacionadas

Dívida pública em máximos históricos em novembro

Dívida pública bateu recordes em novembro, pelo segundo mês consecutivo, impulsionada pelas emissões de títulos de dívida e empréstimos. Em dezembro, o valor deverá recuar , refletindo o pagamento antecipado ao FMI.
Recomendadas

“Já se demitiram?”. Ana Gomes reage aos ‘Luanda Leaks’ e pede afastamento de Carlos Costa

Ex-eurodeputada já reagiu à revelação dos ‘Luanda Leaks’ e pergunta se Carlos Costa e Fernando Teixeira dos Santos já se demitiram.

Site da APAF pirateado numa manifestação de apoio a Rui Pinto

O site da APAF, que entretanto já voltou à normalidade, surgia com uma configuração completamente diferente da habitual, já que era apresentada com uma foto de destaque de Rui Pinto.

PremiumPSD remete alterações ao OE para depois de eleições internas

Propostas dos sociais-democratas só dão entrada no Parlamento a partir da próxima semana. Direção de Rui Rio chama a si proposta de redução do IVA da eletricidade por ter “relevo político nacional”.
Comentários