[weglot_switcher]

Rui Rio alerta que a dívida pública tem subido “ao contrário do que o Governo tem dito”

“Tal como tenho alertado – e ao contrário do que o Governo tem dito – a dívida pública não tem baixado; tem subido. O que baixou foi a relação entre a dívida e o PIB”, destaca o líder do PSD, em publicação na rede social Twitter.
2 Janeiro 2019, 17h34

O presidente do PSD, Rui Rio, publicou hoje uma mensagem na rede social Twitter em que alerta para o aumento da dívida pública em Portugal, “ao contrário do que o Governo tem dito”.

“Tal como tenho alertado – e ao contrário do que o Governo tem dito – a dívida pública não tem baixado; tem subido. O que baixou foi a relação entre a dívida e o PIB”, salienta Rio, na publicação em causa.

“Mas a taxa de juro, que determina o que os portugueses pagam de juros, incide sobre a dívida e não sobre um rácio”, conclui Rio.

O Banco de Portugal informou hoje que a dívida pública aumentou 400 milhões de euros em novembro, face a outubro, atingindo 251,48 mil milhões de euros, um novo máximo histórico.

Para o aumento da dívida em novembro contribuíram sobretudo os empréstimos e as emissões de títulos de dívida, ressalvou o Banco de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.