[weglot_switcher]

Rui Rio apresenta programa eleitoral e promete reduzir IRS e IMI se for eleito

O líder social democrata aproveitou a apresentação para criticar o Partido Socialista e dizer que tinha “aversão” as reformas, que Rui Rio pretende levar a cabo.
  • Tiago Petinga/Lusa
7 Janeiro 2022, 17h15

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, apresentou o programa eleitoral esta sexta-feira e prometeu trazer “rigor”, mas também reforma para os diferentes sectores.

“Entre o êxito e falhanço seja na nossa vida pessoal, seja na sociedade, seja no mundo, a diferença entre o êxito e o falhanço normalmente está exatamente no nível de rigor . Os países mais desenvolvidos têm obviamente um nível superior aquilo que são países menos desenvolvidos”, destacou no começo do seu discurso.

Segundo o social-democrata não vai “para o Governo como nunca fui para lado nenhum para desenrascar o que quer que seja”, mas sim “para organizar para planear e para executar”.

“Para a saúde, o que nos falta? Organização e rigor. Quando olhamos para a segurança em particular para o ministro Eduardo Cabrita, mas para toda uma governação do partido socialista, falta rigor e sobre facilitismo”.

Rui Rio também prometeu um governo que se vai responsabilizar, algo que diz estar em falta no Partido Socialista (PS). “Temos um governo que é perito em desresponsabilização. Eu quero um Governo perito em responsabilização em que cada um responde por aquilo”.

A par com o rigor e responsabilização, seguem-se as reforma estruturais. “Quando temos um partido socialista com aversão a reformar isto também é rigor versus facilitismo. Portanto mais do que um porcento ou menos um porcento disto ou daquilo, que é importante, isto é que é importante porque não é algo de pontual”, garantiu.

O PSD quer ainda que seja feita uma “revisão da Constituição da República”. “Tem a ver com o sistema eleitoral, tem que ver com a justiça, um dos principais problemas que o país tem”, completou.

As reformas não caíram no esquecimento e Rui Rio prometeu assegurar a sustentabilidade a longo prazo das reformas.

No campo económico o líder do PSD fez igualmente diversas promessas, passando pelo equilíbrio financeiro e “uma economia capaz de gerar melhores empregos e melhores salários”.

Isso implicará “reforçar a competitividade da economia portuguesa, que é o mesmo que reforçar a competitividade das empresas”. Rui Rio quer criar medidas de apoio à capitalização e definir um prazo médio para pagamentos do Estado aos fornecedores que se “situe nos 30 dias”.

Ainda no campo económico, com o PSD no Governo Rui Rio diz que em  “2026 teremos mais 17,3 mil milhões de euros do que aquilo que temos neste período” e como tal serão aplicados 11,5% em redução de impostos e 23% em redução do défice. Quanto ao défice público, Rui Rio prevê estar em 0,5%.

Relativamente ao IRS, o social democrata afirmou que iria “reduzir 400 milhões de euros da receita do IRS em 2025 e mais 400 milhões em 2026”. Quanto aos municípios Rui Rio acrescentou ainda que iria diminuir o Imposto Municipal sobre Imóveis de 0,3% para 0,25%.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.