Moscovo ameaçou retaliar depois de os Estados Unidos se terem apropriado do consulado russo em São Francisco, um mês depois dos diplomatas terem sido expulsos da propriedade, segundo o jornal russo Moscow Times.
O prédio em questão e outras propriedades nos EUA foram desocupados pela equipa diplomática russa no início de setembro, seguindo as ordens de Washington. A ordem norte-americana foi dada depois de Moscovo ter informado o país liderado por Donald Trump de que iria reduzir o número de diplomatas americanos na Rússia.
Na passada segunda-feira, quase um mês depois das mudanças, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia publicou uma nova declaração, com mais medidas.
“Protestamos fortemente este último ato hostil dos Estados Unidos e temos o direito de responder”, acrescentado que relativamente às buscas nos consolados “ninguém convidou os agentes norte-americanos. Eles são intrusos”.
A descrição de um dos vídeos diz que polícias partiram a fechadura do portão de entrada para o consolado, permitindo que os “intrusos” entrassem.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com