[weglot_switcher]

Rússia ameaça retaliar contra Estados Unidos pelo fecho de consulado

Na página de Facebook do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia são publicados vários vídeos sobre as tensões entre os dois países nos consulados.
3 Outubro 2017, 11h17

Moscovo ameaçou retaliar depois de os Estados Unidos se terem apropriado do consulado russo em São Francisco, um mês depois dos diplomatas terem sido expulsos da propriedade, segundo o jornal russo Moscow Times.

O prédio em questão e outras propriedades nos EUA foram desocupados pela equipa diplomática russa no início de setembro, seguindo as ordens de Washington. A ordem norte-americana foi dada depois de Moscovo ter informado o país liderado por Donald Trump de que iria reduzir o número de diplomatas americanos na Rússia.

Na passada segunda-feira, quase um mês depois das mudanças, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia publicou uma nova declaração, com mais medidas.

“Protestamos fortemente este último ato hostil dos Estados Unidos e temos o direito de responder”, acrescentado que relativamente às buscas nos consolados “ninguém convidou os agentes norte-americanos. Eles são intrusos”.

A descrição de um dos vídeos diz que polícias partiram a fechadura do portão de entrada para o consolado, permitindo que os “intrusos” entrassem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.