PremiumRuth Bader Ginsburg: A resistente e combativa liberal do Supremo

Aos 87 anos, a juíza do Supremo Tribunal dos EUA foi hospitalizada pela segunda vez este ano, primeiro para tratar um teimoso (terceiro) cancro e agora para uma pequena cirurgia. Com os liberais em minoria no tribunal (4-5), e em ano de eleições, Ginsburg recusa-se a deixar o cargo enquanto estiver apta. E, por ora, ainda está, garante.

“The Notorious R.B.G”. O título de um livro sobre Ruth Bader Ginsburg é um jogo de palavras com “The Notorious B.I.G”, o nome artístico de um influente e irrequieto rapper americano que morreu assassinado em 1997. O livro é um dos muitos que descreve a juíza do Supremo Tribunal dos Estados Unidos como uma liberal que defende os seus pontos de vista sem rodeios e que está de pedra e cal no cargo, resistindo a manobras políticas para a tentar convencer a renunciar e também a problemas de saúde, graves e menos sérios.

Aos 87 anos, Bader Ginsburg está internada num hospital de Nova Iorque, tendo sido submetida a uma operação não-cirúrgica e não-invasiva ao ducto biliar. A juíza está, segundo os médicos, “a repousar de forma confortável” e deverá ter alta ainda esta semana. É a segunda hospitalização este ano, depois de em maio ter recebido tratamento contra um cancro do pâncreas, ao qual já tinha sido operada em 2009. Antes disso, Bader Ginsburg já tinha superado, também através de cirurgia, um cancro no cólon, em 1999, e num pulmão, em 2018.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumCP recebe jackpot: ‘Museu de velharias’ vai acabar de vez?

A grande dúvida manifestada pelos especialistas em ferrovia é se a promessa de compra dos novos 129 comboios para a CP será concretizada durante os próximos 10 anos. A situação da frota da empresa é insustentável, com um parque de comboios a cair de velhos, cheios de ‘remendos’ em cima de ‘remendos’.

PremiumRobert Wilson e Paul Milgrom: Os economistas que arrebataram o Nobel através de leilões

Desta vez, a Academia Real Sueca não pode ser criticada por privilegiar a teoria. Atribuiu o Nobel da Economia a dois americanos que estudam a forma de melhorar um processo que afeta a compra e venda de milhares de produtos e serviços à volta do mundo: os leilões.

PremiumPetcare: O melhor do mercado para o melhor amigo dos humanos

Os animais de estimação ganharam ainda mais espaço durante o confinamento a que a pandemia de Covid-19 obrigou, tornando-se companheiros de vida e de trabalho. Quer sejam cães, gatos, tartarugas ou periquitos, todos os animais ocupam uma parte do coração dos seus donos, que lhes querem oferecer o que o mercado tem de melhor.
Comentários