[weglot_switcher]

RWE dá início à construção de sete centrais fotovoltaicas na Grã-Bretanha

Assim que estiverem operacionais, poderão satisfazer as necessidades médias anuais de eletricidade de mais de 140 mil lares.
16 Março 2024, 14h00

O maior produtor de eletricidade do Reino Unido e um dos maiores promotores de energias renováveis, a RWE, já arrancou com a construção dos seus primeiros sete parques solares no Reino Unido, que terão uma capacidade combinada de 330 megawatts (MW).

São os primeiros projetos a ser implementados a partir da carteira de desenvolvimento que a RWE adquiriu no ano passado, resultante da compra do promotor de projetos JBM Solar. A carteira totaliza aproximadamente 3,8 gigawatts (GW) de capacidade solar e 2,3 GW de projetos de armazenamento de baterias.

As obras já se iniciaram no centro e no sul de Inglaterra e há a garantia de que, futuramente, os projetos solares serão combinados com o armazenamento em baterias para otimizar a utilização da rede.

Trata-se de “um marco importante” para a empresa, referiu Katja Wunschel, CEO da RWE Renewables Europe and Australia, acrescentando que “os projetos desempenharão um papel fundamental para ajudar o Reino Unido a descarbonizar ainda mais a sua produção de eletricidade e a cumprir os seus ambiciosos objectivos climáticos”.

A construção está a cargo das britânicas Ethical Power e a Equans Solar & Storage, prevendo-se que o primeiro dos parques solares entre em funcionamento já este ano.

Assim que estiverem operacionais, as sete centrais poderão satisfazer as necessidades médias anuais de eletricidade de mais de 140 mil lares no Reino Unido.

A RWE pretende colocar em funcionamento uma média de 450 MW de nova capacidade solar no Reino Unido anualmente até 2030, apoiando o objetivo do país de 70 GW de capacidade solar até 2035. Globalmente, a RWE planeia aumentar a sua capacidade solar instalada dos actuais 3,9 GW para 16 GW até 2030.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.