[weglot_switcher]

Ryanair altera regras do transporte de bagagem (saiba o que muda já em novembro)

A companhia aérea low cost mudou as regras de transporte de bagagem para agilizar o embarque e evitar atrasos nos voos. E – passageiros – vão acabar as duas bagagens de mão, até agora permitidas dentro do avião. A não ser que queiram pagar mais.
6 Setembro 2017, 13h15

A Ryanair já tinha avisado que iria mudar as regras, e elas aí estão. A partir de 1 de novembro, a maior parte dos passageiros deixa de poder transportar duas peças de bagagem de mão, na cabine. Num comunicado, enviado às redações, a companhia aérea número um da Europa, anunciou que só os passageiros com embarque prioritário vão ter a possibilidade de transportar duas peças de bagagem de mão, na cabine do avião, enquanto que os restantes terão de despachar a segunda mala, a maior, para o porão.

O objetivo da companhia aérea é aumentar o peso permitido nas malas de porão, baixar o preço a cobrar, para reduzir o número de passageiros que leva duas bagagens de mão. Recorde-se que até agora, a maior parte dos clientes podiam levar uma bagagem de mão e uma mala pequena dentro da cabine, sem qualquer custo.

Como quase ninguém despachava malas, para evitar pagar mais, os índices elevados de ocupação dentro da cabine (97% em agosto) está a atingir o limite do espaço, e a causar atrasos no embarque e nos voos.

É precisamente para responder a estes problemas logísticos, que a companhia aérea muda as regras, incentivando assim os clientes a fazer o check-in das malas maiores e a reduzir o número (e volume) da bagagem de mão.

São estas as novas regras:

  • o peso máximo permitido por mala (no porão) vai aumentar de 15 para 20kg
  • A taxa a pagar para despachar uma mala vai diminuir de 35 para 25 euros
  • Só os clientes prioritários (aqueles que aderiram a tarifas Plus, Flexi Plus e Family Plus) vão poder transportar duas bagagens de mão na cabine do avião.
  • Todos os restantes clientes (ou seja, os não prioritários) só podem transportar uma bagagem de mão de tamanho reduzido, na cabine do avião. Enquanto que o segundo, tipicamente uma mala com rodas, deve ser colocada no porão e despachada no momento do check-in.

As alterações hoje anunciadas pela companhia aérea vão entrar em vigor a partir de dia 1 de novembro.

 


 

 


 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.