As fugas de gás são perigosas devido ao monóxido de carbono (representado pelo símbolo químico CO), que é um gás tóxico que, em níveis elevados, pode provocar sintomas como náuseas, tonturas, convulsões, perda de consciência e, in extremis, a morte. Saiba como proceder neste artigo elaborado pelo ComparaJá.pt.
Deve entrar em contacto com o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que se encontra disponível gratuitamente, 24 horas por dia, através do número 800 250 250.
Ver mais: Mudar de fornecedor de gás
Em primeiro lugar, se lhe começar a cheirar a gás, deve, de imediato, tentar perceber de onde vem o odor e depois fechar a alimentação de gás o mais rápido possível.
De seguida, deve abrir janelas e portas por forma a arejar a divisão na qual se deu a fuga de gás.
Se o quadro elétrico não estiver na mesma divisão onde se está a dar a fuga de gás, deve ser desligado. Ao invés, se estiver, não deve mexer no mesmo.
Importa referir ainda que não deve utilizar telefones na área afetada nem ligar/desligar luzes ou mexer em qualquer aparelho eletrónico, bem como não fumar ou acender velas e/ou isqueiros caso detete uma fuga de gás.
Por fim, abandone o edifício utilizando as escadas (e nunca o elevador) e entre em contacto com a sua operadora de distribuição de gás (todos os fornecedores possuem um número de emergência, o qual deve ter sempre à mão, que se encontra disponível a qualquer hora do dia).
Se alguma pessoa perder os sentidos nesta situação, deve ser levada para o ar livre e colocada em posição lateral de segurança. De imediato, deve chamar-se uma ambulância.
Para que esteja sempre mais protegido de incêndios (sejam estes provocados por fugas de gás ou não), deve comprar um extintor para ter em casa, renovando-o assim que termine a validade.
Em caso de ausência por um longo período de tempo, devem-se fechar-se as válvulas da instalação de gás.
Depois de ter reportado o incidente à operadora de distribuição de gás, a reparação da fuga será levada a cabo por técnicos especializados credenciados pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia) o mais rápido possível.
A cada cinco anos, aproximadamente, pode solicitar uma inspeção de gás no seu imóvel de modo a evitar possíveis fugas no futuro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com