Sabe o que fazer se tiver uma fuga de gás?

Numa habitação muitos imprevistos podem acontecer, entre os quais uma fuga de gás, que é considerado um dos acidentes mais perigosos, uma vez que pode ser letal. Se estiver em casa e porventura lhe começar a cheirar a gás, pode estar perante uma situação como esta. Saiba como deve proceder.

As fugas de gás são perigosas devido ao monóxido de carbono (representado pelo símbolo químico CO), que é um gás tóxico que, em níveis elevados, pode provocar sintomas como náuseas, tonturas, convulsões, perda de consciência e, in extremis, a morte. Saiba como proceder neste artigo elaborado pelo ComparaJá.pt.

O que fazer em caso de intoxicação com monóxido de carbono?

Deve entrar em contacto com o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que se encontra disponível gratuitamente, 24 horas por dia, através do número 800 250 250.

Ver mais: Mudar de fornecedor de gás

Quais os procedimentos a seguir em caso de fuga de gás?

Em primeiro lugar, se lhe começar a cheirar a gás, deve, de imediato, tentar perceber de onde vem o odor e depois fechar a alimentação de gás o mais rápido possível.

De seguida, deve abrir janelas e portas por forma a arejar a divisão na qual se deu a fuga de gás.

Se o quadro elétrico não estiver na mesma divisão onde se está a dar a fuga de gás, deve ser desligado. Ao invés, se estiver, não deve mexer no mesmo. 

Importa referir ainda que não deve utilizar telefones na área afetada nem ligar/desligar luzes ou mexer em qualquer aparelho eletrónico, bem como não fumar ou acender velas e/ou isqueiros caso detete uma fuga de gás.

Por fim, abandone o edifício utilizando as escadas (e nunca o elevador) e entre em contacto com a sua operadora de distribuição de gás (todos os fornecedores possuem um número de emergência, o qual deve ter sempre à mão, que se encontra disponível a qualquer hora do dia).

Se alguma pessoa perder os sentidos nesta situação, deve ser levada para o ar livre e colocada em posição lateral de segurança. De imediato, deve chamar-se uma ambulância.

Dica:

Para que esteja sempre mais protegido de incêndios (sejam estes provocados por fugas de gás ou não), deve comprar um extintor para ter em casa, renovando-o assim que termine a validade.

Deve fechar o gás quando vai de férias?

Em caso de ausência por um longo período de tempo, devem-se fechar-se as válvulas da instalação de gás.

Como se repara uma fuga de gás? 

Depois de ter reportado o incidente à operadora de distribuição de gás, a reparação da fuga será levada a cabo por técnicos especializados credenciados pela DGEG (Direção Geral de Energia e Geologia) o mais rápido possível. 

A cada cinco anos, aproximadamente, pode solicitar uma inspeção de gás no seu imóvel de modo a evitar possíveis fugas no futuro. 

Ler mais
Relacionadas

Sabe quais são os eletrodomésticos que gastam mais energia?

Ter conhecimento de quais são os eletrodomésticos que gastam mais energia em sua casa é importante para que possa adotar estratégias adequadas para poupar na fatura da luz. Saiba tudo neste artigo.

Débitos diretos: sabia que pode impor limites e anular transações?

Se tem pagamentos ativos por débito – sejam serviços de telecomunicações, eletricidade, seguros ou água -, poderá proteger-se face a cobranças indevidas. Saiba tudo sobre o tema neste artigo.

Infográfico: 7 Dicas para reduzir a conta da luz

Quantas vezes já chegou ao fim do mês com a conta da luz para pagar bem mais elevada do que estava à espera? Há pequenas mudanças que pode fazer no seu dia-a-dia para poupar eletricidade e ver esta fatura mais reduzida. Conheça sete dicas importantes.

10 dicas essenciais para quem vai comprar a primeira casa

Para muitas pessoas, comprar uma habitação é um objetivo de vida. E para quem vai adquirir a sua primeira casa, nada é mais emocionante do que ter finalmente a chave na mão e a sensação de objetivo atingido. Já se imagina naquela varanda a lanchar aos fins de semana ou já está a pensar na decoração da sala? Este artigo é para si.

Licença de habitação: sabe em que situações é necessária?

Fique a saber em que situações necessita deste documento.

15 Medidas do Orçamento do Estado 2020 que afetam as suas finanças

Ainda não foi aprovado o Orçamento do Estado 2020, mas já se conhecem algumas das medidas em discussão para serem implementadas este ano, nomeadamente no que diz respeito aos impostos e outros benefícios fiscais e contribuições.
Recomendadas

Euribor sobem a três e a 12 meses e caem a seis meses

A taxa a seis meses, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação, recuou para -0,433%, menos 0,005 pontos que na quarta-feira, contra o atual máximo desde pelo menos janeiro de 2015, de -0,114%.

Vai comprar casa a crédito? Saiba como ler a FINE e evitar surpresas

Por muito que, após encontrada a casa dos seus sonhos, seja tentador aceitar a primeira proposta de financiamento que lhe aparecer, garantir que tem as melhores condições vai fazer-lhe poupar milhares de euros durante os largos anos em que terá este encargo.

Autoestradas registam pior trimestre de circulação e tráfego desde 2006

O valor médio de veículos registado na rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens foi de 8.800 veículos diários, o que contrasta com os 16.300 verificados em 2019.
Comentários