O protocolo de geminação entre a Junta de Freguesia de Benfica e a Região Autónoma do Príncipe, assinado no início do ano, já deu frutos: acaba de abrir, no Mercado de Benfica, uma loja com produtos exclusivamente daquela ilha.
Esta parceria – e a abertura da “Kwa Ie” (“coisa da ilha”, na língua crioula do Príncipe) – não acontece por acaso, tendo em conta a estreita colaboração entre aquela autarquia local e a Associação da Comunidade de São Tomé e Príncipe em Portugal (ACOSP), sediada nas Portas de Benfica. Uma “parceria imensa” que cresceu durante a pandemia, explica Ricardo Marques, presidente da Junta da Freguesia de Benfica, ao Jornal Económico (JE).
O acordo de geminação, que entrelaça valores e conhecimento, “começou a ser trabalhado há três anos”, diz o autarca. “A ideia é ter uma coisa muito prática, concreta e contínua, que seja uma mais-valia para os dois territórios, aprofundando esta ligação”, diz Ricardo Marques, à margem da inauguração do espaço dedicado ao Príncipe, que completa 30 anos de autonomia no final de abril.
Os incontornáveis café e cacau, bem como chá, banana seca, pimenta, baunilha, além de artigos de artesanato, completam a oferta da recém-chegada loja àquele que é um dos maiores mercados de Lisboa.
Mais para a frente, diz Ricardo Marques, serão integrados na oferta pacotes de viagens familiares para o Príncipe a “um custo mais baixo”. “Sabemos que o turismo no Príncipe é muito caro. Portanto, com alojamentos de pequena dimensão, que não alojamento de turismo de um nível mais alto e mais caro, estamos a preparar programas diferentes que atraem um turismo de classe média de Lisboa para o Príncipe”, explica o autarca.
O protocolo materializar-se-á em várias ações nos setores da saúde, educação, comércio, cultura, entre outros, como a disponibilização de consultas de telemedicina ou formações profissional.
O mais recente espaço do Mercado de Benfica, que recebe em torno de 30 mil visitantes por semana, foi inaugurado em março pelos presidentes da Junta de Freguesia de Benfica, Ricardo Marques, e do Governo da Região Autónoma do Príncipe, Filipe Nascimento, com a ACOSP e a Mén-Non (Associação de Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal) a representarem a comunidade são-tomense.
Além do recente protocolo de geminação com a Freguesia de Benfica, a Região Autónoma do Príncipe formalizou, nos últimos anos, acordos com as autarquias de Faro, Amadora, e Oeiras, com esta última há mais de 28 anos.
Do lado da Junta de Freguesia de Benfica, foi formalizado, este mês, um segundo acordo de geminação da autarquia, com a cidade de Saldus, na Letónia.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com