[weglot_switcher]

Saiba aqui onde ficam os 310 postos para abastecer até 15 litros de combustível

Estes postos de combustível já existem em todo o país, mas vão ser usados durante a crise energética para mitigar os efeitos da escassez de combustível e corrida às bombas. Estes postos têm prioridade de abastecimento pelos camiões cisternas face aos restantes 2.700 postos da rede em Portugal.
18 Abril 2019, 00h21

Setenta e duas horas depois do início da crise dos combustíveis, o Governo anunciou a criação a criação de uma rede nacional de 310 postos de combustível destinados a forças de segurança ou serviços de emergência. Estes postos de combustível já existem, mas vão ser usados durante a crise energética para mitigar os efeitos da escassez de combustível e corrida às bombas.

A Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) integra 310 postos que cobrem todo o território nacional, e vão ter prioridade de abastecimento através dos camiões cisterna, face aos outros 2.700 postos da totalidade da rede que existe em Portugal.

Os postos REPA podem abastecer o público em geral, mas somente um volume máximo de 15 litros de gasolina ou gasóleo por cada veículo. Além do público em geral, ficam “obrigados a reservar, para uso exclusivo das entidades prioritárias, pelo menos, uma unidade de abastecimento”. Estes postos ficam também obrigados a reservar para uso exclusivo destas entidades “uma quantidade de 10 mil de gasóleo, ou 20% da sua capacidade, 4 mil de gasolina e 2 mil de GPL-auto (gás petróleo liquefeito).

As entidades prioritárias que podem usufruir desta rede são: as Forças Armadas, as forças de segurança e os agentes de proteção civil. Depois, os serviços de emergência médica e de transporte de medicamentos. A seguir, podem usufruir as entidades públicas ou privadas que prestam serviços públicos, designadamente o transporte coletivo de passageiros, a recolha de resíduos urbana e limpeza urbana, os serviços de água, energia e telecomunicações.

Os postos REPA beneficiam de “prioridade de abastecimento face aos restantes postos, devendo, para o efeito, promover-se o destacamento das forças de segurança necessárias para assegurar o seu abastecimento”, segundo o comunicado divulgado pelo Executivo esta quarta-feira, 17 de abril.

Saiba aqui onde é que pode abastecer o seu automóvel num destes 310 postos postos prioritários

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/governo-cria-rede-nacional-de-310-postos-de-combustivel-so-para-policia-bombeiros-e-transportes-de-passageiros-435210

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.