Saiba como escolher brinquedos com segurança

Opte por brinquedos com informações, avisos de segurança e instruções de utilização em português. Aliás, é obrigatório que toda a rotulagem esteja na nossa língua.

O Natal já chegou ao comércio e às nossas casas. Vamos falar sobre o consumo de Natal!

Festa de Natal sem brinquedos não é festa, mas escolher o brinquedo correcto nem sempre é fácil. Além do preço, muitas vezes fora do nosso orçamento, há a questão fundamental da segurança do próprio brinquedo.

Como podemos escolher seguramente o brinquedo que queremos oferecer?

  • Antes de mais, adeque o brinquedo à idade da criança a que se destina.
  • Opte por brinquedos com informações, avisos de segurança e instruções de utilização em português. Aliás, é obrigatório que toda a rotulagem esteja na nossa língua.
  • Peça para ver e manusear o produto. Certifique-se de que não existe o risco de o brinquedos magoar a criança. Pode fazê-lo passando a mão pelas arestas, pontas e bordos.
  • Verifique se tem peças pequenas e fáceis de arrancar (olhos, rodas, botões, por exemplo). Se essas peças couberem no interior de um rolo vazio de papel higiénico escolha outro brinquedo. Esse pode provocar acidentes.
  • Prefira sempre os produtos que têm compartimentos para as pilhas fechados com parafusos e que, apenas, com ferramenta podem ser abertos.
  • Muito cuidado com os brinquedos com fios compridos: não devem exceder os 22cm para que a criança não consiga enrolá-lo à volta do pescoço.
  • Brinquedos com pés dobráveis, como tábuas de engomar ou cavaletes, devem ter sistema de suporte para evitar que os dedos fiquem entalados.

E em casa, que cuidados devemos ter com os brinquedos?

  • Retire o brinquedo da embalagem e, sobretudo se for de plástico, não a entregue à criança. Verifique se guardou a identificação e morada do fabricante ou importador, dados necessários se ocorrer algum problema.
  • Evite que os mais pequenos brinquem com os divertimentos das crianças mais velhas, nomeadamente quando há componente de tamanho reduzido.
  • Faça uma revisão periódica aos brinquedos. Deite fora os que estiverem danificados e ofereça a outras crianças os que estão em perfeitas condições, mas que já não são motivo de brincadeiras.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Recomendadas
eleições_legislativas_voto_urna_votar

Presidenciais: Plataformas de transporte têm promoções para portugueses irem votar no domingo

De descontos de seis euros a 50% de desconto em viagens de carro em todo o país, até um limite de três euros e viagens grátis em todas as trotinetes elétricas em Lisboa, a Bolt e Free Now organizaram campanhas promocionais para que os portugueses se possam deslocar às urnas no dia 24 de janeiro.

80% das autarquias indexa fatura dos resíduos ao consumo de água. Deco Proteste quer revisão da tarifa

“Quem cumpre e separa os resíduos, com a preocupação de defender o ambiente, paga o mesmo de quem é indiferente ao problema da sustentabilidade”, aponta a Deco Proteste que defende a revisão do cálculo da tarifa dos resíduos.

Saiba como recapitalizar as suas finanças em tempos de crise

Com cada vez mais cidadãos confrontados com a redução dos seus rendimentos, por via do desemprego, do lay-off, do fecho da sua atividade, do corte das comissões, entre outras situações, importa saber quais as medidas existentes e os comportamentos a adotar para ultrapassar estas dificuldades financeiras ou até mesmo para recapitalizar as suas finanças em tempos de crise.
Comentários