Vivemos cada vez mais conectados com o mundo digital – fazemos compras online, usamos aplicações bancárias, recebemos emails de empresas e comunicamos através das redes sociais. Esta crescente digitalização, embora tenha imensos benefícios, aumenta os riscos de fraudes digitais, sendo uma das mais comuns o phishing.
É importante que o consumidor saiba identificar os sinais de alerta e como adotar comportamentos de defesa para manter a sua segurança online.
O phishing é uma técnica de fraude em que criminosos se fazem passar por entidades legítimas — como bancos, empresas de serviços, plataformas de compras ou até autoridades públicas — para enganar o consumidor e obter dados pessoais, como palavras-passe, números de cartão de crédito ou informações bancárias. Geralmente, chega sob a forma de emails suspeitos, com links ou anexos perigosos, SMS falsos (smishing), muitas vezes em nome de bancos ou transportadoras e/ou através de chamadas telefónicas fraudulentas (vishing), em que tentam obter dados confidenciais.
Como pode o consumidor detetar sinais de fraude?
O que pode o consumidor fazer para se proteger?
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