[weglot_switcher]

Saiba como identificar e proteger-se de fraudes digitais

É importante que o consumidor saiba identificar os sinais de alerta e como adotar comportamentos de defesa para manter a sua segurança online.
19 Setembro 2025, 07h45

Vivemos cada vez mais conectados com o mundo digital – fazemos compras online, usamos aplicações bancárias, recebemos emails de empresas e comunicamos através das redes sociais. Esta crescente digitalização, embora tenha imensos benefícios, aumenta os riscos de fraudes digitais, sendo uma das mais comuns o phishing.

É importante que o consumidor saiba identificar os sinais de alerta e como adotar comportamentos de defesa para manter a sua segurança online.

O phishing é uma técnica de fraude em que criminosos se fazem passar por entidades legítimas — como bancos, empresas de serviços, plataformas de compras ou até autoridades públicas — para enganar o consumidor e obter dados pessoais, como palavras-passe, números de cartão de crédito ou informações bancárias. Geralmente, chega sob a forma de emails suspeitos, com links ou anexos perigosos, SMS falsos (smishing), muitas vezes em nome de bancos ou transportadoras e/ou através de chamadas telefónicas fraudulentas (vishing), em que tentam obter dados confidenciais.

Como pode o consumidor detetar sinais de fraude?

  • Mensagens com erros ortográficos ou gramaticais;
  • Pedidos urgentes para fornecer dados pessoais ou fazer pagamentos imediatos;
  • Endereços de email ou links que não correspondem ao domínio oficial da empresa;
  • Ofertas demasiado boas para serem verídicas;
  • Faturas ou notificações inesperadas de serviços que o consumidor não contratou.

 

O que pode o consumidor fazer para se proteger?

  • Verifique sempre o remetente antes de clicar em links ou abrir anexos;
  • Não partilhe dados pessoais ou bancários por email, SMS ou telefone;
  • Mantenha os dispositivos atualizados com antivírus e software de segurança;
  • Confirme diretamente com a entidade caso receba uma comunicação suspeita.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.