Saiba como manter a casa quente no inverno sem aumentar a fatura da energia

Nem todas as casas têm sistemas de aquecimento que permitam manter a casa quente sem que ta se reflita na fatura da energia. Mas há alguns conselhos a ter em conta na hora de poupar. Veja as recomendações da ADENE – Agência para a Energia.

Aproveite o aquecimento natural

Procure abrir as janelas durante o dia de forma a deixar entrar o sol e aquecer a casa. Ao fim do dia, faça o processo inverso. Feche as janelas de forma a manter o calor dentro de casa.

Isole o calor

Mesmo com as janelas fechadas, o calor vai procurar sair de casa através das paredes, janelas e cobertura. Para manter o calor dentro de casa, procure isolar as portas e janelas e coloque placas de isolamento na cobertura, sobre a placa.

Procure a melhor solução energética para si

Antes de pensar em comprar determinada solução combinada, avalie as suas necessidades reais. Existem pacotes que permitem a produção de calor ambiente e preparação de água quente sanitária, que podem ser mais económicas e eficientes.

Veja a etiqueta energética

As soluções de aquecimento vêm acompanhadas com uma etiqueta energética. Visite o site www.label-pack-aplus.eu/portugal/ e descubra a melhor para si.

Regule a temperatura

Regule os seus equipamentos em função das condições externas, de preferência em torno dos 20º C.

Faça a manutenção dos sistemas periodicamente

Se fizer a manutenção periódica dos seus sistemas de aquecimento vai conseguir poupar energia e terá maiores garantias em questões como a salubridade e a segurança.

Ler mais
Recomendadas

Economize: Serviços de saúde. Conheça os seus direitos como paciente e saiba como reclamar

“Aceitar ou recusar os tratamentos propostos e ser informado da situação de saúde e do tempo de espera de cada ato clínico são alguns direitos do doente”, informa a Deco Proteste.

Evite desperdícios e reduza o consumo da água. Como? Siga estas dicas

Estas são algumas dicas para que evite os gastos e contribua para um estilo de vida mais ‘verde’.

Quais são os cuidados que o titular de cartão deve ter na sua utilização?

O titular do cartão de pagamento deverá assegurar um conjunto de boas práticas na utilização do cartão, tanto em contexto de utilização remota como presencial, a fim de promover a segurança deste meio de pagamento. As recomendações são do Banco de Portugal.
Comentários