[weglot_switcher]

Saiba como obter (e para que serve) um certificado de constituição do agregado familiar

A composição do agregado familiar é fundamental seja para ter acesso ao IRS automático, ou em casos de responsabilidades parentais e inscrição na escola dos seus filhos.
30 Junho 2018, 12h00

Com apenas cinco passos poderá ter na sua posse um certificado de constituição do agregado familiar. Este documento tem especial relevância na composição do agregado familiar, seja para ter acesso ao IRS automático, ou em casos de responsabilidades parentais e inscrição na escola dos seus filhos.

Para isso terá de entrar na sua área pessoal do Portal das Finanças. Depois na barra do lado esquerdo do monitor escolha a opção ‘todos os serviços’. O terceiro passo é selecionar ‘dados pessoais relevantes’. A seguir ao escolher a opção ‘consultar agregado’ irá encontrar um ícone para descarregar o certificado. Por fim só tem de guardar e imprimir se for necessário. Todo este processo é gratuito.

O documento também é fundamental para todos os que pretendam obter isenções de taxas moderadoras, ou beneficiar da tarifa social de fornecimento de energia elétrica, ou outros benefícios sociais que exijam o prévio conhecimento da constituição do agregado familiar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.