[weglot_switcher]

Saiba como pode perder o peso a mais que ganhou durante as festas

Opte por fazer escolhas saudáveis diariamente, aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais. Beba, no mínimo, um litro e meio de água por dia. Pode também fazer chá e ir bebendo ao longo do dia. Tem sabor e dá-nos a sensação de saciedade.
14 Janeiro 2020, 16h50

A primeira ideia a reter é que não há milagres. Perder o peso a mais em tempo-recorde leva muitas vezes a cair em tentação e a seguir dietas restritivas, que acabam, frequentemente, por ser contraproducentes.

Para concretizar esta meta e atingir o peso desejado, terá de seguir uma alimentação equilibrada, ingerir menos energia do que aquela que gasta, diminuir o valor calórico das refeições e aumentar o valor nutricional, fazendo sempre escolhas saudáveis.

Fazer restrições alimentares severas, além de não surtir bons resultados a longo prazo, pode prejudicar a saúde. Por isso, é essencial definir metas que facilmente consiga atingir, sem recorrer a dietas extremistas.

Aposte num estilo de vida mais equilibrado e saudável

Pense na alimentação como algo que proporciona energia, bem-estar, se ingerir alimentos saudáveis, e nas consequências de consumir alimentos muito calóricos, sem valor nutricional. Partilhe os seus planos para toda a família e amigos, talvez, de forma a encontrar alguém que tenha o mesmo objetivo. Estabeleça metas realistas, como emagrecer cerca de meio quilo por semana.

Elabore uma lista de compras rigorosa

Evite ir às compras com fome e passar no corredor onde sabe que há alimentos mais calóricos e de baixo valor nutricional, como bolos, doces, chocolates, refrigerantes, entre outros. Faça uma lista e assim será mais fácil manter-se fiel ao objetivo e resistir à tentação de comprar bens desnecessários.

Planeie todas refeições para a semana. É essencial para evitar procurar algo que não encontra no momento em que tem fome e ter de se sujeitar aos alimentos disponíveis, geralmente mais calóricos e menos saudáveis.

Menos consumo

Comer menos e gastar mais energia é o ponto de partida. Para emagrecer de forma saudável e duradoura, o valor energético diário deve ser ajustado às necessidades e atividade física. Consulte o nosso simulador e veja quantos quilos precisa de perder para atingir o peso ideal e distribua a perda ao longo do tempo.

Equilíbrio alimentar

É fundamental para garantir que o organismo recebe todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento. A repartição correta da energia diária pelos três macronutrientes (hidratos de carbono, gordura e proteínas) é indispensável para o bem-estar físico e emocional. Cerca de metade dessa energia deve ser fornecida por hidratos de carbono, à volta de um terço pela gordura e cerca de um quinto pelas proteínas.

Opte por fazer escolhas saudáveis diariamente, aumente a ingestão de alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e ácidos gordos essenciais. Beba, no mínimo, um litro e meio de água por dia. Pode também fazer chá e ir bebendo ao longo do dia. Tem sabor e dá-nos a sensação de saciedade.

Conheça as nossas ementas para perder peso.

Procure-nos em: DECO MADEIRA na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt; ou contacte-nos para o número: 968 800 489.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.