Saiba o que é a moratória pública e como pode usá-la em tempos de pandemia

A moratória pública/legal direciona-se a pessoas singulares que apresentem crédito habitação permanente (ou seja, não é válido, por exemplo, para casas de férias), crédito hipotecário ou créditos relacionados com despesas de consumo relacionadas com a educação e formação, fazendo com que seja suspenso o pagamento do capital, juros, comissões e outros encargos por um determinado tempo, no máximo de 9 meses.

Saiba o que é a Moratória Pública, para que serve e como pode ser uma vantagem neste tempo de pandemia.

A DECO tem recebido diversos contactos por parte das famílias portuguesas que, em consequência da pandemia, estão a passar por diversas dificuldades financeiras.

Com o aumento do desemprego e cortes nos rendimentos, alguns consumidores não sabem o que podem fazer para superar esta fase financeiramente difícil. Assumiram-se compromissos e agora como podem pagá-los?

Saiba que a DECO tem um gabinete de proteção financeira e apoio ao sobreendividados (GPF) que o pode informar e auxiliar.

Algumas medidas foram criadas especialmente para apoiar as famílias nesta fase tão difícil em que muitos estão a enfrentar grandes desafios financeiros.

A moratória pública/legal é uma delas. Direciona-se a pessoas singulares que apresentem crédito habitação permanente (ou seja, não é válido, por exemplo, para casas de férias), crédito hipotecário ou créditos relacionados com despesas de consumo relacionadas com a educação e formação, fazendo com que seja suspenso o pagamento do capital, juros, comissões e outros encargos por um determinado tempo, no máximo de 9 meses.

Mesmo que já tenha aderido anteriormente ou se nunca aderiu, saiba que ainda é possível beneficiar desta medida até dia 31 de março de 2021.

Se precisar de ajuda, conte com a DECO! Saiba mais aqui, sobre a moratória pública!

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

 

Ler mais
Recomendadas

Poupar ou investir? Saiba como gerir o reembolso do IRS. Veja o “Economize”, programa de finanças pessoais

Acompanhe o “Economize” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Saiba algumas das medidas aprovadas para reagendamento de eventos

Tem bilhete para um festival ou espectáculo de Verão? Saiba que foram aprovadas novas medidas que contemplam os casos especiais de reagendamento de eventos inicialmente marcados para 2020 e, que, face à evolução da pandemia apenas ocorram em 2022, bem como espetáculos em 2021. Mas, e porque a DECO está preocupada com os direitos e […]

“Desigualdade nas comissões bancárias não preocupa Provedoria de Justiça”, diz Deco

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco) alerta que a  lei que proíbe a cobrança de comissões pelo processamento de prestações de crédito discrimina milhões de consumidores. Treze milhões de contratos de crédito ficam de fora das novas regras. Deco diz que denunciou esta desigualdade à Provedoria de Justiça, mas que não foi ouvida.
Comentários