[weglot_switcher]

Saiba quais são os seus direitos na contratação de serviços por telefone

Quando o contrato for celebrado através de telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo consumidor.
Logins de controlo
25 Outubro 2024, 07h45

No primeiro momento de uma comunicação comercial por via telefónica, deve ser explicitado de forma clara ao consumidor a identidade do fornecedor ou prestador de serviço, bem como o objetivo comercial dessa chamada.

É direito do consumidor ser informado, de forma clara, sobre todos os elementos em causa antes de celebrar o contrato.

Caso não sejam facultadas estas informações ao consumidor, este não fica vinculado a nenhuma compra ainda que já tenha celebrado o contrato. Isto significa que a falta de informação no contrato equivale à sua inexistência. De todo o modo, compete ao fornecedor de bens ou prestador de serviços a prova do cumprimento dos deveres de informação estabelecido na legislação.

Quando o contrato for celebrado através de telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços, exceto nos casos em que o primeiro contacto telefónico seja efetuado pelo consumidor.

Se após a celebração, o consumidor quiser pôr termo ao contrato, tem liberdade para o fazer. É o conhecido direito ao arrependimento, sendo que tem catorze dias seguidos desde a data da sua celebração para resolver o contrato, embora o início do prazo possa começar a correr noutra data, dependendo, de outras variantes legalmente aplicáveis.

O prazo de catorze dias pode sofrer uma alteração a favor do consumidor se ambas as partes chegarem a um entendimento nesse sentido ou se o fornecedor não tiver informado o consumidor, na celebração do contrato, de que este disponha de catorze dias para resolver o contrato. Se esta última situação acontecer, o prazo passa para doze meses desde o termo daqueles catorze dias.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.