[weglot_switcher]

Salário mínimo em Espanha sobe para 950 euros este ano

Em 2008, o salário mínimo espanhol situava-se em 600 euros, tendo aumentado gradualmente até aos 950 euros previstos para este ano. Salário mínimo em Portugal aumentou para os 635 euros este ano.
  • EPA / Paco Campos – Lusa
23 Janeiro 2020, 08h55

O Governo espanhol vai aumentar o salário mínimo nacional dos 900 euros para os 950 euros mensais. O anúncio da subida do salário mínimo foi feito pela ministra do Trabalho e Economia Social, Yolanda Diaz, depois de um acordo com os sindicatos e patrões, avança o El Economista.

Assim, os trabalhadores espanhóis vão receber um total de 14 pagamentos anuais, o que irá colocar o salário mínimo em 13.300 euros brutos por ano. Apesar de ainda não se saber quando é que este aumento entra em vigor, sabe-se que irá afetar mais de dois milhões de espanhóis.

Este novo valor significa um aumento de 5,5% relativamente ao ano passado, quando Pedro Sánchez colocou o salário em 900 euros, tendo aumentado em 22,3% em comparação com 2018. A ministra do trabalho e economia social apontou que esta é “uma pequena ferramenta e a chave” para enfrentar a desigualdade que se vive em Espanha, além de ser o primeiro “grande acordo social” alcançado entre os parceiros.

Apesar dos sindicatos terem concordado com o aumento, ainda o consideram insuficiente face aos preços de Espanha. Os sindicatos querem que no futuro o salário mínimo nacional seja 60% do salário médio, ainda que esteja no caminho certo.

A ministra do Trabalho espanhola apontou que é importante que sejam dados passos pequenos para um valor mais ambicioso. O novo governo de coligação PSOE-Podemos estabeleceu o objetivo e este foi agora anunciado, e a ministra assume que no fim da legislatura é possível colocar o salário mínimo em 60% do salário médio, o que seria equivalente a 1.200 euros mensais, uma medida prevista na Carta Social Europeia.

Em 2008, o salário mínimo espanhol situava-se em 600 euros, tendo aumentado gradualmente para os 950 euros aprovados pelo governo de Pedro Sánchez.

Em Portugal, o salário mínimo nacional foi fixado em 635 euros num decreto-lei publicado no fim do ano passado, entrando em vigor já este ano. Por sua vez, o salário médio português (12 meses) colocou-se em 943 euros mensais, sendo que com os subsídios e horas extras pode saltar para os 1.133 euros, segundo dados do Pordata divulgados no ano passado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.