[weglot_switcher]

Salário mínimo vai aumentar para 12 euros por hora na Alemanha. Em Portugal ganha-se 4,16 euros

Um valor que mais do que triplica o valor auferido por hora em Portugal. Atualmente os portugueses que recebem mensalmente o ordenado mínimo ganham 4,16 euros por hora.
  • Clemens Bilan/EPA via Lusa
25 Novembro 2021, 15h34

Dois milhões de trabalhadores alemães vão receber um aumento do salário mínimo de 25%. De acordo com a notícia avançada pela “CNN”, esta quinta-feira, este acordo chegou através da coligação do novo governo, que conta com três partidos políticos.

Assim, a coligação propôs um aumento do salário mínimo para 12 euros à hora, um aumento dos atuais 9,60 euros horários, fazendo desta uma das primeiras medidas propostas pelo executivo liderado por Olaf Scholz.

De acordo o economista da ING, Carsten Brzeski, este aumento salarial vai englobar cerca de 5% dos trabalhadores da Alemanha e é “claramente significativo”.

As perspetivas já davam conta de um aumento para julho de 2022 de 10,45 euros. A coligação que assumiu agora governo escolheu não avançar data em que este aumento vai acontecer.

E em Portugal?

Em Portugal, o salário mínimo está atualmente fixado em 665 euros mensais, um valor ao qual decresce um desconto de 11% da Segurança Social, dado que os salários mais baixos não descontam para o IRS. Nas contas do Jornal Económico, o valor ganho por hora não apresenta o desconto efetuado diretamente para a Segurança Social.

Atualmente os portugueses que recebem mensalmente o ordenado mínimo ganham 4,16 euros por hora e com a proposta do Governo para fazer crescer o salário mínimo para 705 euros mensais, o valor por hora sobe para os 4,40 euros.

Na semana passada, o Governo confirmou a proposta de atualização do salário mínimo nacional para 705 euros em 2022, de acordo com a documentação distribuída aos parceiros sociais em reunião da Comissão Permanente de Concertação Social.

Com a subida, refere o documento, a retribuição mínima mensal garantida terá no próximo ano, e desde 2015, conhecido um crescimento de 39,6%, ou de 200 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.