A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, referiu que os salários declarados à segurança social estão este ano a aumentar 8%, durante debate sobre Orçamento do Estado.
“Os salários declarados à segurança social estão este ano a aumentar 8%. Está em mínimos o número de trabalhadores a receber o salário mínimo nacional, mesmo com as maiores subidas desde sempre deste valor”, destacou a governante.
Segundo Ana Mendes Godinho “o total dos salários declarados desde janeiro até setembro à Segurança Social já representam mais 75% do que em 2015, isto são mais 22 mil milhões de euros de salários pagos às pessoas”.
Além disso, “este ano, de janeiro a agosto, conseguimos ultrapassar pela primeira vez cinco milhões de trabalhadores a participarem ativamente no mercado de trabalho e na segurança social”.
“São mais um milhão e duzentas mil pessoas a trabalhar e a participar ativamente neste que é o nosso sistema coletivo de proteção social. São mais 430 mil jovens que estão a trabalhar e a viver aqui em Portugal”, sublinhou a ministra.
Durante a sua intervenção, Ana Mendes Godinho informou ainda que “atingimos valores mínimos da taxa de desemprego e a contratação coletiva, fruto do diálogo social intenso e dinâmico, está a crescer este ano 54%”.
“As pessoas e os trabalhadores têm sido a alavanca e o motor das nossas vidas e do nosso país. São as pessoas e os trabalhadores que o têm feito”, vincou a governante.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com