[weglot_switcher]

Samsung compra alemã FläktGroup e reforça negócio da climatização

Esta é a maior aquisição da empresa sul-coreana em oito anos, desde que comprou a Harman International, especializada em tecnologias de conectividade automóvel, por oito mil milhões de dólares (7,15 mil milhões de euros) em 2017.
Samsung
14 Maio 2025, 16h16

A Samsung Electronics anunciou hoje a aquisição da FläktGroup, empresa alemã líder em soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), por 1,5 mil milhões de euros, para consolidar a posição no mercado global.

Esta é a maior aquisição da empresa sul-coreana em oito anos, desde que comprou a Harman International, especializada em tecnologias de conectividade automóvel, por oito mil milhões de dólares (7,15 mil milhões de euros) em 2017.

A Samsung revelou em comunicado que assinou um acordo com a empresa de investimento europeia Triton para adquirir a totalidade das ações do FläktGroup.

“Com a aquisição do FläktGroup, especialista em AVAC, a Samsung lança as bases para se tornar líder no negócio global de AVAC”, afirmou o diretor interino da divisão DX (Device eXperience) da Samsung, Roh Tae-moon, citado no texto.

“Pretendemos continuar a investir neste setor de elevado crescimento, como um dos nossos principais motores para o futuro”, acrescentou.

Com este acordo, a Samsung pretende expandir o portfólio para além dos sistemas sem condutas existentes e reforçar a presença em setores como o farmacêutico, biotecnológico e alimentar.

A empresa também planeia integrar as suas soluções de controlo de energia b.IoT com a plataforma FläktEdge do grupo alemão, expandindo a oferta de serviços e manutenção.

Fundado em Herne, na Alemanha, o FläktGroup tem mais de um século de experiência e fornece sistemas AVAC de alta eficiência para instalações críticas, como centros de dados, hospitais, aeroportos e museus.

A empresa registou um crescimento notável das receitas nos últimos três anos, em especial nas soluções de refrigeração líquida e a ar para centros de dados, onde conseguiu reduzir o consumo de energia dos seus clientes, segundo o comunicado.

Em 2024, a empresa alemã ganhou o prémio DCS para a inovação em matéria de refrigeração.

A aquisição faz parte da estratégia mais alargada da Samsung para assegurar novos motores de crescimento nos setores do AVAC, robótica, tecnologia médica e áudio de consumo.

A transação será concluída no decurso de 2025.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.