[weglot_switcher]

Sánchez sem apoios leva Espanha para novas eleições

Rei de Espanha considera que o líder do PSOE não tem apoios suficientes para assumir uma investidura. Espanha vai ter novas eleições a 10 de novembro.
  • Pedro Sanchéz, líder do PSOE e primeiro-ministro de Espanha
17 Setembro 2019, 19h37

O Rei de Espanha Felipe VI decidiu não conduzir Pedro Sánchez para uma investidura e o país-vizinho vai ter novas eleições a 10 de novembro para a constituição de um novo Parlamento e novo Governo.

Em virtude de não ser indicado qualquer nome para chefe de Governo por parte do Rei, estas vão ser as segundas eleições em sete meses.

“Não precisamos ir às urnas”, afirmou Pedro Sanchez numa entrevista publicada no início de setembro no jornal espanhol. Em julho, Pedro Sanchez falhou por duas vezes a sua eleição como primeiro-ministro pelo parlamento, depois das negociações para formar um governo de coligação com o Podemos terem caído.

O Partido Socialista chegou a rejeitar uma oferta reformulada do Podemos para formar um governo de coligação dizendo que não podia confiar num parceiro deste tipo para formar Governo.

Pedro Sanchez também reiterou o seu pedido para que o Partido Popular conservador e o Ciudadanos, de centro-direita, se abstenham e permitam que ele formasse governo. “Se, no final, tivermos que ir às urnas a 10 de novembro, estou convencido de que os progressistas deste país vão apostar mais fortemente no Partido Socialista”.

(em atualização)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.