O UBS tinha uma capitalização bolsista de 79,5 mil milhões de francos suíços (85,3 mil milhões de euros) no fecho de quarta-feira, de acordo com dados da FactSet, com o Banco Santander nos 91,3 mil milhões de euros.
As ações dos dois bancos divergiram nos últimos meses, com o banco suíço a cair 17,2% no acumulado do ano, enquanto o Banco Santander ganhou quase 35%, de acordo com os dados do LSEG.
No entanto, hoje as ações do Santander caíram e as do UBS subiram, esmagando o gap entre os bancos rivais. O valor em bolsa do Santander está agora nos 89,96 mil milhões de euros.
As ações do Santander caíram esta quinta-feira 1,38% para 5,94 euros e o UBS Group subiu em bolsa +1,33% para 28,19 dólares (24,1 euros).
A CNBC atribuiu à guerra comercial dos Estados Unidos e ao facto de a Suíça, por não ser da União Europeia e de por isso ser afetada por tarifas alfandegárias mais altas, a razão para o UBS ter caído mais que o Santander.
A Suíça — que não é membro da UE — enfrentará uma taxa mais elevada de 31% após o fim da pausa e a administração Trump também ameaçou impor taxas adicionais sobre os medicamentos importados. Isto pode representar um golpe para a indústria farmacêutica suíça, que “cresceu fortemente” no quarto trimestre e “contribuiu significativamente” para as exportações do país durante o período.
Washington chegou a impor tarifas de 20% sobre as importações da União Europeia, mas já as reduziu para 10%. A pausa dada pelos EUA é de 90 dias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com