Os sauditas da Saudi Telecom (STC) aceleraram nas últimas semanas os preparativos para comprar a Altice Portugal. O objetivo da empresa árabe é ampliar a área de influência no mercado europeu, avançou esta terça-feira o jornal “El Economista”, que cita fontes conhecedoras do plano da STC.
O grupo considera que a operadora de telecomunicações que detém a marca Meo e ativos da antiga Portugal Telecom é especialmente tentadora pela possibilidade de “explorar ou promover” sinergias na Península Ibérica, nomeadamente com a Telefónica.
A publicação espanhola revela que a STC pretende criar uma aliança ibérica onde os possíveis ativos na Altice Portugal – avaliados em mais de oito mil milhões de euros – convergissem com os da Telefónica, a operadora onde a multinacional de Riad detém 4,9% das ações, bem como 5% do capital em derivados pendentes de conversão em títulos com direitos políticos.
No entanto, como o mesmo matutino diz, a corrida da STC à Altice Portugal uma espécie de “prova de obstáculos”, uma vez que há concorrência de peso neste potencial negócio, inclusive o fundo Warburg Pincus, em aliança com Zeno Partners e António Horta-Osório.
No final do mês passado, veio também a público que a operadora de telecomunicações norte-americana Charter Communications está a avaliar a aquisição da fornecedora de serviços de banda larga Altice USA. O movimento no mercado fez até com que as ações da Altice Estados Unidos disparassem 35,52% para 2,48 dólares em Wall Street.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com