A empresa francesa especialista em gestão de energia e automação, esteve envolvida no desenvolvimento do Hotel Evolution Lisboa, um novo conceito de hotel interativo e ecológico da marca Sana Hotels.
Esta unidade hoteleira é dirigida ao cliente urbano e ‘business’, e baseia-se na interatividade com o hóspede, oferecendo-lhe o controlo sobre o hotel.
“A Schneider Electric acompanhou o desenvolvimento e integração das diferentes tecnologias de informação, integrando-as de forma a compor o conceito de experiência do hotel – que funciona como uma extensão da cidade e, simultaneamente, dos lares dos seus hóspedes”, destaca um comunicado da Schneider Electric.
A empresa explica que o Hotel Evolution Lisboa é também diferente em termos de sustentabilidade, uma vez que o sistema centralizado de gestão ‘SmartStruxure’, da Schneider Electric, está adaptado às especificidades e necessidades do hotel e dos seus hóspedes, assegurando o controlo de questões como iluminação e climatização nas áreas comuns e nos quartos do hotel.
“A plataforma de gestão técnica centralizada ‘Smartstruxure’ permite uma gestão integrada de vários sistemas ‘standard’, como centrais de ar condicionado, gestão de energia e gestão de alarmes, e possibilita uma poupança anual de cerca de 40%”, assegura a Schneider Electric.
“A fatura energética ficou 35 mil euros abaixo do estimado,” sublinha João Carlos Gomes, director técnico do Hotel Evolution Lisboa.
Fernando Ferreira, EcoBuildings manager (festor de edifícios ecológicos ou inteligentes) da Schneider Electric adianta que “a inovação da solução ‘SmartStruxure’ assenta na integração efetuada entre o ‘Smartstruxure’ e os sistemas de gestão hoteleira, nomeadamente o sistema de ‘check-in fidelio’ e IPTV [que permite aceder à televisão na ‘internet’.”
As possibilidades de controlo oferecidas pela solução de tecnologia integrada SmartStruxure permitem ainda a gestão à distância. “A partir de qualquer local, é possível aceder ao consumo energético do hotel e controlar, de acordo com o clima e a ocupação do hotel e de cada quarto, a posição dos ‘blackouts’, iluminação, temperatura do ar condicionado, entre outras variáveis que afetam a eficiência energética”, garante a Schneider Electric.
“Apesar da forte componente tecnológica do Hotel Evolution Lisboa, o investimento não destoou significativamente da média. O investimento total no Sana Evolution foi de 40 milhões de euros, um valor que se enquadra dentro da média dos hotéis do Grupo Sana Hotels,” revela João Carlos Gomes, diretor técnico desta unidade hioteleira.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com