A Schroders Capital, o negócio de private equity da Schroders, com ativos sob gestão de 99.300 milhões de dólares, anunciou o lançamento de dois novos Fundos Europeus de Investimento de Longo Prazo (ELTIF).
“O primeiro ELTIF (Schroders Capital Semi-Liquid Global Private Equity ELTIF) é um fundo evergreen, com subscrições e resgates regulares, enquanto o segundo (Schroders Capital Global Direct IV Access) é um fundo fechado que investe em conjunto com o principal fundo de coinvestimento global da gestora. Ambos os fundos seguem estratégias semelhantes e investem em aquisições de pequena e média dimensão na América do Norte e na Europa”, refere a Schroders.
O Schroders Capital Semi-Liquid Global Private Equity ELTIF será baseado no fundo Schroders Capital Semi-Liquid Global Private Equity, que foi lançado em 2019, e que possui atualmente um volume superior a 2.400 milhões de dólares, e uma rentabilidade anualizada de 14,3% desde a sua criação, com uma carteira de ativos de pequenas e médias empresas da América do Norte e da Europa, refere a empresa.
Quanto ao Schroders Capital Global Direct IV Access vai “investir em conjunto com o fundo de coinvestimento da Schroders Capital, o Global Direct IV, que conta com cerca de 700 milhões de dólares em compromissos” por parte de investidores institucionais.
“Existe um interesse crescente pelas oportunidades de investimento em mercados privados, mesmo entre investidores privados, para quem estas oportunidades eram anteriormente inexistentes ou muito limitadas. Felizmente, isso está a mudar. Com a estrutura flexível dos nossos novos fundos ELTIF, estamos a contribuir para uma maior democratização dos mercados privados na Europa. Os investimentos em mercados privados são adequados para integrar as carteiras de muitos investidores, do ponto de vista da rentabilidade e da diversificação. Têm um efeito estabilizador, ao apresentarem uma baixa correlação com os mercados cotados, e oferecem acesso a oportunidades de crescimento a longo prazo”, disse o CEO da Schroders Capital, Georg Wunderlin.
Já o responsável pelas carteiras globais de Private Equity da Schroders Capital, Benjamin Alt, referiu que o private equity “tem sido, historicamente, uma fonte de elevado potencial de rentabilidade, tanto em contextos de mercado favoráveis como adversos”.
Benjamin Alt salientou que ao longo dos últimos 25 anos, os estudos realizados pela Schroders, “mostram que os retornos do private equity no segmento de pequenas e médias empresas têm, em geral, superado os dos mercados públicos, sendo duas vezes superiores em períodos de mercado em baixa. Além disso, dado que as empresas permanecem mais tempo no setor privado, existe um vasto universo de investimento ao qual se torna cada vez mais difícil aceder apenas através dos mercados cotados. Com os nossos novos fundos ELTIF, oferecemos acesso a este segmento atrativo do mercado a um conjunto mais alargado de investidores, tirando partido da nossa vasta experiência na seleção e construção de carteiras de private equity“.
O Schroders Capital Semi-Liquid Global Private Equity ELTIF tem um investimento mínimo de dez mil euros e o Schroders Capital Global Direct IV Access tem um investimento mínimo de 25 mil euros.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com