PremiumSebastian Kurz: um jovem turco vestido de Príncipe Metternich (ou vice-versa)

Destruiu a coligação com os social-democratas do SPO, e depois a que mantinha com a extrema-direita do FPO. Ainda não se sabe se o vencedor das eleições de domingo tentará uma nova coligação com antigos parceiros, ou se avança para uma também possível coligação com os Verdes. Mas aquilo que parece claro é que o democrata-cristão de 33 anos só descansará quando tiver um governo que não dependa senão dele próprio.

Ministro dos Negócios Estrangeiros aos 27 anos, chanceler da Áustria aos 31, bem-falante e bem-parecido, dinâmico, enormemente autoconfiante, pragmaticamente lúcido. Nascido num país que, dizem alguns críticos, ainda não soube digerir completamente o fim do seu próprio império (o Austro-Húngaro) nem as tentações hegemónicas da velha Prússia, Sebastian Kurz tinha todas as caraterísticas para fazer regressar a Áustria ao lugar que os austríacos acham que é o dela.

O seu discurso tendencialmente nacionalista e rigoroso (ou antes, rígido) em relação à imigração e aos refugiados não podia deixar de atrair uma parte importante de uma nação que, até há menos de 100 anos, era a última fronteira de uma Europa que se abstinha de boa vizinhança com o lado de lá da linha de separação, onde o Império Otomano sucumbia ao seu próprio estertor mas ainda vivia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Ryan Kaji, de oito anos, é a maior estrela do Youtube. Faturou 20 milhões num ano

Tudo começou em 2015, quando os país começaram a partilhar vídeos ocasionais de cinco minutos no Youtube com Kaji a desempacotar brinquedos.

PremiumNissan Juke: Vamos conversar com este carro

A Nissan tem a ambição de voltar a liderar o segmento dos crossovers compactos e se há nove anos era caso único no mercado, hoje tem 24 competidores diretos como resposta a uma expectativa de subida de vendas deste segmento que deverá situar-se nos 30% nos próximos três anos.

PremiumISQ na corrida para o primeiro satélite 100% português

O ISQ é uma das empresas pontas de lança para colocar Portugal na nova vaga de conquista espacial e consolidar um ‘cluster’ aeronáutico. Satélites, foguetões, bases de lançamento, veículos de reentrada na atmosfera, reatores de fusão nuclear são o admirável mundo novo.
Comentários