O secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, destacou o “passo importante” que foi dado esta terça-feira com a apresentação e lançamento da nova Câmara de Comércio, Indústria e Cooperação da Lusofonia e das Diásporas (CCICLD), presidida por Paulo Sande, no objetivo de se consolidar o pilar económico da CPLP.
Zacarias da Costa referiu que o lançamento da CCICLD coincidiu com a “atual edificação do pilar económico” da CPLP, que veio na sequência da aprovação da agenda económica para o período que finaliza a 2027.
“A adoção de um novo objetivo de cooperação económica, em 2021, foi muito importante para a CPLP. O lançamento da CCICLD, esta terça-feira, foi mais um passo importante para reforçar a agenda de cooperação económica para os países e empresas da CPLP”, reforçou Zacarias da Costa.
Zacarias da Costa, durante o seu discurso, na sessão de abertura da apresentação e lançamento da CCICLD, destacou a importância da componente económica e empresarial na CPLP, bem como a importância de existir mais um parceiro como a CCICLD na concretização desse objetivo.
Zacarias da Costa destacou o trabalho que tem sido feito na CPLP ao nível da diplomacia e da promoção da língua portuguesa, no reforço dos laços culturais e políticos entre os vários países da CPLP, na melhoria da vida dos habitantes em territórios da CPLP, “sem perder de vista o crescimento sustentável e crescimento económico”.
O secretário executivo da CPLP destacou também a importância dos territórios que fazem parte da CPLP, que vão desde os 300 milhões de habitantes, que levam a que a língua portuguesa seja a quarta mais falada no mundo e a primeira no hemisfério sul. Zacarias da Costa destacou que, face a isto, a língua portuguesa é a “matriz fundamental” da CPLP.
Zacarias da Costa destacou também que o português é a língua oficial em mais de 30 organizações. “Em conjunto, a CPLP representa 8% da superfície terrestre, 5% dos recursos energéticos descoberto no século XXI, é a quarta ao nível da produção de petróleo, representa 14% das reservas mundiais de água doce e é uma das maiores zonas económicas exclusivas”, sublinhou.
A Presidência da República e o Governo de Portugal apadrinharam, esta terça-feira, a apresentação e lançamento da nova Câmara de Comércio, Indústria e Cooperação da Lusofonia e das Diásporas (CCICLD), que é presidida por Paulo Sande. A organização terá uma parceria estratégica com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“A Câmara de Comércio, Indústria e Cooperação da Lusofonia e das Diásporas é uma associação sem fins lucrativos que nasceu da vontade de um conjunto de personalidades que têm como visão criar uma entidade capaz de ligar as várias diásporas da lusofonia no planos empresarial, comercial e industrial, sem esquecer a cultura e a segurança”, diz Paulo Sande.
Paulo Sande referiu que se pretende também “apostar na cooperação científica e tecnológica e reforçar os laços entre as várias diásporas da lusofonia, ligando cidadãos, empresas e instituições dos países de língua portuguesa”.
A CCICLD quer também “estabelecer parcerias com organizações internacionais, instituições públicas, universidades, organizações não-governamentais, empresas, associações e pessoas singulares”.
A organização, de modo a atingir os objetivo a que se propõe, vai propor-se como membro observador da CPLP e “colaborar com outras organizações que, estatutariamente, desenvolvam missões análogas ou, em geral, visem o benefício das populações e territórios lusófonos e das diásporas respetivas”.
No lançamento público da CCICLD será assinado um compromisso de honra que “confirma a convergência e o alinhamento dos objetivos comuns e espaços geográficos de atuação transversais a ambas as entidades [referindo-se à CPLP], que se espera possam constituir-se como parceiros estratégicos e interagir mutuamente para a prossecução daqueles objetivos”. A materialização de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa está também entre os objetivos da CCICLD.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com