A leitura final do PMI para o sector industrial da zona euro, compilada pela S&P Global, aumentou para 47,3 pontos em maio, face a 45,7 pontos em abril, ficando muito perto da leitura preliminar de 47,4.
A tendência de abrandamento do sector industrial na zona euro pode ter sido invertida no mês passado, de acordo com uma sondagem que mostra que as novas encomendas recuaram ao ritmo mais lento em dois anos. Uma evolução que, segundo a “Reuters”, ditou uma melhoria da confiança do tecido empresarial.
A leitura final do índice de gestores de compras (PMI) para o sector industrial da zona euro, compilada pela S&P Global, aumentou para 47,3 pontos em maio, face a 45,7 pontos em abril, ficando muito perto da leitura preliminar de 47,4.
“Isto pode ser o ponto de viragem para o sector industrial”, que “está prestes a travar a queda na produção que persiste desde abril de 2023”, afirmou Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, à “Reuters”, notando que é “encorajador que a confiança empresarial relativa à produção futura esteja no nível mais elevado desde o início de 2022”.
Parte da melhoria pode dever-se, pelo menos em parte, ao índice de novas encomendas – um indicador da procura – que alcançou um máximo de dois anos de 47,3 pontos, face aos anteriores 44,1 pontos.