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Segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização tem 15 finalistas

As 15 finalistas foram organizadas em cinco categorias que cruzam dimensão empresarial (Pequena, Média e Small MidCap) com a geografia predominante das exportações (Europa ou Mercados Globais).
11 Junho 2025, 21h43

São 15 as finalistas da 2.ª edição do Prémio Inovação na Internacionalização, uma iniciativa da Cotec Portugal, do World Trade Center Lisboa e do Santander, que distingue abordagens ousadas e diferenciadoras à expansão internacional do negócio.

As 15 finalistas foram organizadas em cinco categorias que cruzam dimensão empresarial (Pequena, Média e Small MidCap) com a geografia predominante das exportações (Europa ou Mercados Globais).

“Mais que um enquadramento técnico, a segmentação das candidaturas em categorias é reveladora de percursos distintos na jornada da internacionalização. Permite reconhecer o mérito de empresas que, independentemente da sua escala, encontraram formas inovadoras de conquistar novos mercados, adaptar os seus modelos de negócio e transformar conhecimento em propostas de valor global.”, explica a Cotec.

Na categoria Europa – pequenas empresas, as finalistas são a PhD Trials, que efetua testes clínicos de segurança e eficácia em produtos cosméticos e matérias-primas relacionadas; a RCN – Innovation in Aluminium Systems, dedicada ao desenvolvimento de sistemas modulares em alumínio com aplicações relevantes em termos de design e arquitetura; e a StoneShield, que desenvolve sistemas robotizados para a indústria de cablagens do sector automóvel.

Já na categoria Europa – médias empresas, foram selecionadas a Doorgate, dedicada à produção de portas automáticas e soluções de automatismos; a Nonius, que desenvolve software ao nível da hospitalidade e comunicação com o cliente com especialização no sector da hotelaria; e a Palbit que produz ferramentas de alta precisão para corte, fresagem e furação para variados setores.

Na categoria Global – pequenas empresas, encontram-se três empresas com presença industrial: a Displax, reconhecida pelas suas soluções inovadoras em tecnologia táctil de displays interativos; a Porcel, fabricante de tableware em cerâmica com tradição e design contemporâneo para mercados internacionais; e a Skypro, especializada em uniformes, calçado e outros acessórios para tripulações aéreas.

Já na categoria Global – médias empresas, as finalistas são a Controlar, que desenvolve sistemas de teste e automação industrial para o sector automóvel e aeroespacial; a Leirimetal, especializada em estruturas metálicas e sistemas de produção para a indústria cerâmica, e a Zeugma (IAR Group), um fornecedor global em soluções de automação, controlo de processos, robótica e otimização de processo industriais.

Por fim, na dimensão Small MidCap (volume de negócios inferior a 100 milhões de euros e menos de 500 trabalhadores), foram apuradas como finalistas a ACI – Automotive Compounding Industry, que se dedica à transformação de compostos poliméricos maioritariamente orientados para a indústria automóvel; a Microplásticos, que fabrica componentes complexos e de alta precisão de base plástico; e a OLI, com soluções sanitárias eficientes, aliando design, sustentabilidade e engenharia com capacidade de expansão internacional.

“Com o reconhecimento destes 15 finalistas, o Prémio Inovação na Internacionalização está a revelar os traços estruturantes de uma nova geração de empresas portuguesas — de todas as dimensões e sectores — que fazem da inovação o motor da sua expansão internacional, refere citado no comunicado, Jorge Portugal Diretor-Geral da COTEC Portugal.

“Estas empresas estão a moldar os novos padrões de competitividade da economia portuguesa no cenário global”, acrescenta.

Filipe de Botton, Presidente da Direção da COTEC Portugal considera que “este prémio reforça a ideia de que a internacionalização não é apenas expansão – é transformação. Um país que aposta em empresas inovadoras, globais e sustentáveis está a construir a sua verdadeira vantagem competitiva”.

Para Luciano Menezes, Presidente do World Trade Center, “a segunda edição do Prémio Inovação na Internacionalização reafirma o nosso compromisso em destacar empresas que pensam globalmente. Mais do que celebrar, queremos inspirar e desmitificar o caminho da internacionalização por meio da inovação. O nosso papel continua a ser ligar negócios e pessoas no mundo todo”.

Amílcar Lourenço, Administrador Executivo do Santander Portugal, diz que “ser finalista deste Prémio é um reconhecimento do percurso que estas empresas têm feito em termos de inovação e expansão a nível global”.

 

 

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