[weglot_switcher]

Seguradora digital Eleos angaria 3,75 milhões em investimento ‘seed’

Esta ronda de financiamento segue-se após investimentos anteriores da Fuel Ventures, Founders Factory, Insurtech NY, Magic Fund, e Indico Capital Partners.
7 Maio 2024, 09h00

Seis meses depois da conclusão da sua ronda Pre-seed, a Eleos obteve um investimento de  3,75 milhões de euros numa ronda de financiamento Seed liderada pela britânica Fuel Ventures e pela Indico Capital.

Esta ronda de financiamento segue-se após investimentos anteriores da Fuel Ventures, Founders Factory, Insurtech NY, Magic Fund, e Indico Capital Partners.

Stephan Morais, Managing General Partner da Indico Capital Partners, lembra que a Indico continua a apoiar empreendedores experientes como os fundadores da Eleos.

“O mercado das insurtechs tem muito espaço para crescer e a Eleos tem como alvo áreas que não só são importantes, mas também negligenciadas por outros intervenientes atuais a nível mundial”, defende Stephan Morais.

Fundada em 2022, a Eleos é hoje o único fornecedor totalmente digital do Reino Unido de produtos de seguro de vida e proteção de rendimentos e está em vias de ultrapassar a marca de um milhão de libras (1,17 milhões de euros) de receitas até ao final de 2024, segundo revela a companhia em comunicado.

O CEO da Eleos,  Kiruba Shankar Eswaran, sobre a ronda Seed da Eleos, diz que “com o nosso novo financiamento, vamos lançar mais linhas de seguros nos setores da vida e da invalidez e estabelecer mais parcerias de distribuição no Reino Unido. Parte do financiamento destina-se também ao lançamento de operações nos EUA”.

Kiruba Shankar Eswaran, fundou a Zaask em Portugal, vendendo-a posteriormente à Worten. Foi também responsável por outras startups de sucesso no Reino Unido.

“A Eleos foi fundada para dar resposta a duas deficiências básicas do setor dos seguros: a incapacidade de comunicar a importância das proteções financeiras, como a proteção dos rendimentos e os seguros de vida, e a sua dificuldade em desenvolver soluções totalmente digitais”, revela a seguradora em comunicado.

“Ao estabelecer parcerias com as principais marcas financeiras no Reino Unido, a Eleos está a revolucionar o acesso dos consumidores a seguros fundamentais”, acrescenta a empresa.

Utilizando uma solução proprietária de integração com sites de outros serviços digitais e implementações de marca branca, a empresa torna a integração mais simples e sem custos adicionais.” Isto permite que os seus parceiros desses sites beneficiem de novos fluxos de receitas, de uma maior retenção de clientes e de uma total cobertura regulamentar ao abrigo da autorização do regulador de seguros no Reino Unido”, detalha a Eleos.

Atualmente, os parceiros da Eleos incluem os especialistas em crédito para a construção Loqbox e CreditLadder e os fornecedores de empréstimos flexíveis CreditSpring e Updraft en Inglaterra.

No que diz respeito às soluções digitais, apesar de ser comum entre as seguradoras tradicionais que o percurso do cliente comece online, “o modelo atual continua a basear-se em longas chamadas telefónicas com agentes e num processo de subscrição demorado”, aponta a Eleos que lembra que “a experiência do cliente é incómoda e desarticulada, com as apólices a demorarem dias para entrar em vigor. Os consumidores cada vez mais procuram comprar os seus produtos financeiros inteiramente online e nas plataformas que conhecem e em que confiam. Este é o segundo elemento da missão da Eleos”.

O racional para a Fuel Ventures, que foi fundada em 2014 com o objetivo de abordar a falta de investimento inicial da fase Angel à fase Series, é ter “uma equipa com experiência especializada, uma compreensão dos desafios e acesso a um mercado substancial”, como conta no comunicado Mark Pearson, fundador da Fuel Ventures.

“Há muito tempo que procuramos uma forma de entrar no setor das insurtech, mas para isso precisamos de uma equipa com experiência especializada, uma compreensão dos desafios e acesso a um mercado substancial”, acrescenta Pearson.

“Com a Eleos, encontrámos as três coisas e acreditamos que os seus produtos encapsulam o nosso pensamento sobre o espaço dos seguros – dando às pessoas um acesso fácil através de plataformas familiares. Estamos a trabalhar em conjunto para tornar a nossa visão partilhada do futuro uma realidade e é por isso que estendemos o nosso apoio ao seu crescimento e expansão”, conclui.

A Eleos conclui dizendo que operando tanto no setor B2B como no setor B2C, “está a tornar acessíveis aos seus parceiros novas fontes de receitas substanciais, abordando o défice na segurança financeira pessoal que deixa milhões de pessoas vulneráveis aos desafios mais difíceis da vida”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.