O preço do seguro automóvel em Portugal deverá aumentar no próximo ano, alertam especialistas do setor. Dois fatores principais estão na origem desta tendência: o aumento dos acidentes com vítimas e o encarecimento das reparações.
Segundo dados recentes, nos primeiros seis meses de 2025 foram registados 18.034 acidentes com vítimas em todo o país, um crescimento que pressiona as seguradoras a ajustar os prémios. Paralelamente, os custos de peças e mão de obra especializada têm vindo a subir, em particular para veículos elétricos, cujas baterias e componentes exigem intervenções técnicas mais complexas.
O alerta foi dado por responsáveis do setor, incluindo representantes de marketplaces de automóveis e o CEO da Fidelidade. Embora não tenham avançado valores específicos, confirmam que a tendência é de aumento dos prémios já nas próximas renovações.
Segundo José Trovão, Head of Consumer Credit and Utilities no ComparaJá, “Os condutores portugueses devem preparar-se para ver os prémios de seguro a aumentar, sobretudo quem possui veículos elétricos ou circula em zonas com maior tráfego e histórico de sinistros. Comparar ofertas será essencial para minimizar o impacto.”
Os condutores de veículos elétricos e os residentes em áreas com elevado tráfego ou histórico de sinistros podem ser os mais afetados. Especialistas recomendam uma revisão cuidadosa das apólices e a comparação de ofertas para minimizar o impacto do aumento.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com