[weglot_switcher]

Seleção feminina da Arábia Saudita vence primeiro jogo internacional oficial

Até há uns anos, as mulheres sauditas eram praticamente impedidas de participar em eventos desportivos em público, mas os líderes sauditas têm destacado o progresso nas questões de género. “É apenas o começo do que está por vir”, disse a diretora técnica da equipa, Monica Stubb.
21 Fevereiro 2022, 20h15

A Arábia Saudita celebrou este domingo o facto de a seleção nacional feminina de futebol ter jogado e vencido o primeiro jogo internacional oficial. A nível nacional e internacional o consenso existe: foi um dia histórico.

As sauditas viajaram para as Maldivas para vencer as Seychelles por 2 a 0. Para o segundo jogo, vai enfrentar Maldivas na quinta-feira no Estádio Nacional de Malé.

A estrela do futebol brasileiro Pelé, que chamou de “dia histórico” deu, no Twitter, os parabéns à seleção saudita: “Hoje é um dia histórico não só para vocês, mas para todos os que amam o futebol”, destacou.

A FIFA usou as redes sociais para partilhar o momento: “A Arábia Saudita jogou a sua primeira internacional feminina hoje. Primeiros golos. Primeira folha limpa. Primeira vitória. Aproveitem o momento!”, tweetou.

Opinião semelhante teve a diretora técnica da equipa, a alemã Monica Stubb, que disse, mesmo antes do primeiro lance, que se assistia a “um momento histórico para o futebol feminino saudita”. “E eu gostaria de pedir às jogadoras que aproveitem esta partida, se orgulhem de estar nesta lista e de ter a oportunidade de viver esta experiência, que é apenas o começo do que está por vir”.

Até há uns anos, as mulheres sauditas eram praticamente impedidas de participar em eventos desportivos em público, mas os líderes sauditas têm destacado o progresso nas questões de género que incluiu, em 2020, o lançamento de uma liga de futebol feminino, destaca a “CNN”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.