Sem turistas, canais de Veneza estão mais limpos que nunca

Golfinhos, peixes e cisnes fazem agora parte dos canais de Veneza, que há várias décadas não viam a água tão transparente.

Com a declaração da pandemia e sem circulação de cidadãos nas ruas, a quarentena declarada em Itália está a verificar efeitos ambientais positivos. Os canais da cidade de Veneza estão, pela primeira vez em vários anos, límpidos e a receber visitas de cardumes de peixes, de cisnes e de golfinhos.

O facto dos canais estarem limpos gerou o movimento ‘Venezia Pulita’ (Veneza limpa) nas redes sociais, e vários internautas estão a partilhar imagens deste acontecimento que não acontecia há várias décadas. “Maravilhoso. Há peixes e temos a oportunidade de os ver”, escreveu um utilizador, enquanto outro desejou que os canais tivessem sempre a água limpa.

No entanto, o gabinete do presidente da Câmara de Veneza assumiu que o regresso dos peixes não se deve, necessariamente, à melhoria da qualidade da água, sendo que esta “parece mais limpa por causa do tráfego reduzido nos canais, permitindo que os sedimentos assentem no fundo”. Ainda assim, embora o gabinete assuma que a poluição na água pode não ter diminuído, a qualidade do ar melhorou consideravelmente.

Ler mais
Recomendadas

Covid-19: Ministério do Ambiente quer valorizar a sustentabilidade na saída da pandemia

O ministro do Ambiente enviou uma carta a cerca de duas dezenas de personalidades portuguesa, desde gestores a professores universitários, para tentar perceber como se podem valorizar as questões da sustentabilidade ambiental no cenário pós-Covid-19.
chuva

Este foi o sexto mês de março mais quente desde 1979

Depois do inverno mais quente da Europa já registado, março foi mais ameno, com temperaturas abaixo da média em algumas regiões ocidentais do continente. Mesmo assim, o mês passado foi o sexto março mais quente da Europa desde 1979, de acordo com um comunicado da Copernicus, a agência de observação da Terra da União Europeia, […]

Feira Empack e Logistics & Automation adere ao Pacto Português para os Plásticos

Com esta decisão, a Empack e Logistiscs & Automation junta-se à lista de mais de cem membros da Smart Waste Portugal.
Comentários