Com a declaração da pandemia e sem circulação de cidadãos nas ruas, a quarentena declarada em Itália está a verificar efeitos ambientais positivos. Os canais da cidade de Veneza estão, pela primeira vez em vários anos, límpidos e a receber visitas de cardumes de peixes, de cisnes e de golfinhos.
Venice hasn’t seen clear canal water in a very long time. Dolphins showing up too. Nature just hit the reset button on us pic.twitter.com/RzqOq8ftCj
— Gianluca De Santis (@b8taFPS) March 17, 2020
O facto dos canais estarem limpos gerou o movimento ‘Venezia Pulita’ (Veneza limpa) nas redes sociais, e vários internautas estão a partilhar imagens deste acontecimento que não acontecia há várias décadas. “Maravilhoso. Há peixes e temos a oportunidade de os ver”, escreveu um utilizador, enquanto outro desejou que os canais tivessem sempre a água limpa.
No entanto, o gabinete do presidente da Câmara de Veneza assumiu que o regresso dos peixes não se deve, necessariamente, à melhoria da qualidade da água, sendo que esta “parece mais limpa por causa do tráfego reduzido nos canais, permitindo que os sedimentos assentem no fundo”. Ainda assim, embora o gabinete assuma que a poluição na água pode não ter diminuído, a qualidade do ar melhorou consideravelmente.
Here’s an unexpected side effect of the pandemic – the water’s flowing through the canals of Venice is clear for the first time in forever. The fish are visible, the swans returned. pic.twitter.com/inEOiZ7OWV
— Secret Garden (@SecretGardennxx) March 17, 2020
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com