[weglot_switcher]

Semapa concluiu a aquisição de 100% da Imedexa por 148 milhões

A Semapa adquiriu a Imedexa ao fundo de privateequity espanhol GPF por uma contrapartida paga nesta data de 148 milhões de euros, acrescida de uma componente adicional a ser paga dependente da verificação de determinadas condições.
28 Julho 2025, 17h49

A Semapa concluiu a aquisição da Imedexa que é líder europeia no desenho e fabrico de estruturas metálicas para infraestruturas de transmissão e distribuição de eletricidade.

A Semapa adquiriu a Imedexa ao fundo de private equity espanhol GPF por uma contrapartida paga de 148 milhões de euros, acrescida de uma componente adicional a ser paga dependente da verificação de determinadas condições.

Segundo Ricardo Pires, CEO da Semapa, “estamos muito satisfeitos com a nossa primeira aquisição direta de uma participada fora de Portugal, um passo que representa uma oportunidade clara de crescimento e criação de valor num país estratégico para a Semapa. Trata-se de uma empresa líder na Europa num setor estruturante para a transição energética, com um grande potencial e capacidade para dar resposta ao desígnio de eletrificação e descarbonização deste continente, que são realidades imparáveis”.

A dona da Navigator e da Secil anunciou em comunicado que pretende apoiar a Imedexa e a sua equipa de gestão “na implementação de um plano de crescimento sólido e ambicioso para os próximos anos, prevendo-se o reforço da sua posição em determinadas geografias-chave onde tem vindo a consolidar presença há já vários anos, assim como expansão para novas geografias”.

Através das suas participadas, o Grupo Semapa tem consolidado progressivamente a sua presença em Espanha com a aquisição de empresas industriais inovadoras e de alto valor acrescentado.

“Destacam-se as recentes aquisições da Gomà-Camps Consumer em 2023 pela TheNavigator Company, especializada no setor de papel tissue, e do Grupo Barna em 2025 pela ETSA, atuando na valorização de subprodutos de peixe para alimentação animal”, lembra a empresa.

Com estas duas operações, e agora com a entrada na Imedexa, o investimento total do Grupo Semapa em aquisições no mercado espanhol supera os 250 milhões de euros no último triénio.

Estas aquisições fazem parte da estratégia global do grupo, centrada na diversificação de negócios e no crescimento das suas participadas através de uma expansão suportada na aposta em produtos diferenciadores com impacto positivo.

A Imedexa conta com três unidades industriais em Cáceres e Valladolid e “distingue-se pela capacidade de engenharia e entrega de grandes projetos, tendo servido mais de 250 clientes em mais de 50 países”, avança a Semapa.

A Imedexa atingiu vendas superiores a 100 milhões de euros em 2024 – valor que duplicou face ao registado há quatro anos, um reflexo do seu serviço ao sector amplo da transição energética – sendo 75% destinadas ao mercado de exportação.

A Imedexa conta como clientes com os principais operadores de redes de transmissão e distribuição europeus, que exigem altos níveis de qualidade de produto, serviço e execução, tendo em conta a criticidade do equipamento providenciado pela Imedexa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.