[weglot_switcher]

Semapa: lucros disparam mais de 22% no final do semestre

O volume de negócios consolidado foi de 1.438,5 milhões de euros, mais 7% em relação ao 1º semestre de 2023. A produção de pasta e papel manteve-se como o principal negócio do grupo.
26 Julho 2024, 18h16

O resultado líquido atribuível a acionistas da Semapa no final do 1º semestre de 2024 atingiu os 131,8 milhões de euros (face aos 107,6 milhões de euros no 1º semestre de 2023), o que representa um crescimento de mais de 22,5%. Em comunicado enviado à CMVM, o grupo informa ainda que o volume de negócios consolidado no 1º semestre de 2024 foi de 1.438,5 milhões de euros mais 7% em relação ao 1º semestre de 2023). No período em análise, foram gerados 1.065,5 milhões de euros na Navigator (Pasta e Papel), 345,8 milhões de euros na Secil (Cimento), e 27,8 milhões de euros nos Outros Negócios. As exportações e vendas no exterior no mesmo período ascenderam a 1 079,0 milhões de euros, o que representa 75,0% do volume de negócios.

O documento especifica que o aumento do volume de negócios teve o contributo de todas as áreas de negócio: na Navigator (mais 8,8%) impulsionado principalmente pelo aumento dos volumes de negócios do papel (mais 10,5%) e do tissue (mais 41% – esta evolução beneficiou da integração da Accrol a 1 de maio de 2024 e da Navigator Tissue Ejea no 2º trimestre de 2023), na Secil (mais 1,7%) pela variação positiva em Portugal (mais 7,9%) que permitiu mais que compensar a evolução menos positiva dos restantes mercados, e Outros Negócios (mais 11,3%) explicado pelo contributo da Triangle’s adquirida no final de junho de 2023.

Por outro lado, o EBITDA do 1º semestre de 2024 totalizou 379,1 milhões de euros (mais 14,4% vs. 1º semestre de 2023). No período em análise, 298,8 milhões de euros foram gerados na Navigator, 76,5 milhões de euros na Secil e 2,2 milhões de euros nos Outros Negócios. A margem EBITDA consolidada atingiu 26,4%, 1,7 p.p. acima da registada em igual período de 2023.

“O aumento do EBITDA foi impulsionado pela performance positiva da Navigator (mais 18,1%) e da Secil (mais 7,0%) a compensar a queda de Outros negócios. Na Navigator, o foco na eficiência e gestão de custos, a evolução positiva da procura de papel de impressão, packaging e de papel tissue e o nível de preços da pasta permitiram alcançar os bons resultados. No segmento de Cimento, a evolução positiva do EBITDA resultou da contribuição dos negócios em Portugal, Brasil e Tunísia, que permitiu contrabalançar a performance menos positiva do negócio no Líbano”.

No final do período em referência, a dívida líquida remunerada consolidada atingiu 1.127,2 milhões de euros, superior em 115,2 milhões de euros relativamente ao final de 2023. A 30 de junho de 2024, o total de disponibilidades consolidadas ascendia a 247,7 milhões de euros, tendo o Grupo, adicionalmente, um conjunto de linhas contratadas e não utilizadas, assegurando desta forma uma forte posição de liquidez.

“No âmbito da estratégia de diversificação e crescimento, o Grupo Semapa investiu no 1º semestre de 2024 um valor total de 324 milhões de euros, dos quais 175 milhões de euros em investimentos financeiros, prosseguindo a execução dos planos estratégicos das diferentes subsidiárias. Destaque-se a entrada da Navigator e do Grupo Semapa numa nova geografia, Reino Unido, através da conclusão com sucesso da aquisição da Accrol Group Holdings plc (Accrol) a 24 de maio. A Accrol, agora denominada Navigator Tissue UK, é um player de referência no segmento de transformação de papel tissue no Reino Unido (4º no ranking), produzindo rolos de papel higiénico, rolos de cozinha  lenços faciais de marca própria para a maioria dos principais retalhistas no Reino Unido. A Oferta valorizou o capital próprio da Accrol em aproximadamente 153 milhões de euros”.

No que diz respeito a investimento em ativos fixos realizou-se durante o 1º semestre de 2024 um valor de aproximadamente 149 milhões de euros, vs. 143,7 milhões de euros no período homólogo, destacando-se a Navigator com 93 milhões de euros (dos quais cerca de 41 milhões de euros são investimentos de cariz sustentável) e a Secil com 47,3 milhões de euros. Na ETSA foi dada continuidade ao investimento na construção de uma nova unidade fabril em Coruche na qual se pretende produzir uma gama de produtos substancialmente mais premium do que a gama atual, designada ETSA ProHy, fruto de um forte investimento em inovação; na Triangle’s prosseguiu-se com a execução do aumento da capacidade de produção altamente automatizada de quadros para e-bikes de 250 mil para 300 mil quadros.

Em julho, a avaliação anual da agência de rating Sustainalytics, classificou novamente a Navigator como empresa de baixo risco para investidores, posicionando-a no topo da lista das empresas com menor risco ESG, na franja inferior do nível de risco “baixo”, com a grande maioria dos temas materiais apresentando-se com risco negligenciável. A Navigator ocupa assim o 1º lugar da lista num total de 85 empresas globais que fazem parte do cluster de indústrias Paper & Forestry e, igualmente, o 1º lugar, no subconjunto de 63 das que integram o cluster Paper & Pulp e top 5% em mais de 16 200 empresas mundiais em todos os segmentos de atividade.

O grupo adianta aqinda que a Gestão de Talento é considerada na Semapa um vetor estratégico a par do investimento e da inovação. No 1º semestre de 2024, o Grupo desenvolveu algumas ações que visam, no seu conjunto, alinhar e manter atualizadas as lideranças. É o caso do Talent Summit, encontro de todos os executivos onde se alinha a estratégia do ano para o Talento, o Programa Future Proof Leadership, que capacitou já todas as primeiras linhas do Grupo Semapa (cerca de 120 líderes), numa colaboração com uma business school e o Programa Vitamin AI, 1ª edição, iniciativa com todos os líderes do Grupo, que visa potenciar o conhecimento e o uso da inteligência artificial generativa. De referir a realização no 1º semestre do Talent Review, iniciativa que a Semapa dinamiza anualmente e que permite conhecer com maior profundidade o desempenho e o potencial dos líderes do Grupo e perspetivar a sua evolução numa ótica de Grupo.

Por outro lado, a Fundação Semapa – Pedro Queiroz Pereira é um projeto filantrópico do Grupo Semapa que se estabeleceu no dia 29 de maio de 2024 como meio para institucionalizar a sua política de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade, atendendo igualmente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável constantes da Agenda 2030 das Nações Unidas, com uma estratégia inicial de atuação focada no apoio à Proteção Social e à Educação. A dotação inicial é de 10 milhões de euros, a ser realizada em três parcelas, a primeira de 4 milhões de euros a ser entregue no corrente ano, e duas parcelas de 3 milhões de euros cada, a serem entregues até ao final de 2026 e até ao final de 2027, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.