Sempre colado ao telemóvel? Esta aplicação impede os ‘zombies’ dos smartphones de serem atropelados

Em 2017, na Coreia do Sul, mais de 1.600 mil pedestres foram mortos em acidentes na estrada, o que representa cerca de 40% do total de mortes no trânsito, segundo dados do Traffic Accident Analysis System. Esta aplicação ajuda os pedestres a estarem mais atentos aos carros.

Os criadores deste novo sistema de segurança rodoviário foram motivados pela crescente preocupação de cada vez mais pedestres andarem fixamente a olhar para os telemóveis, o que influência as já altas taxas de acidentes e ferimentos na Coreia do Sul.

O Instituto Coreano de Engenharia Civil e Tecnologia da Construção (KICT, na sigla em inglês), estatal, acredita que o seu sistema de luzes intermitentes nas passadeiras pode ser útil tanto para os pedestres como para os motoristas. Os testes que envolveram cerca de mil veículos, indicam que as luzes provaram ser eficazes 83,4% das vezes, escreve a ”Reuters”.

Além das luzes LED vermelhas, amarelas e azuis no chão, os “smombies” – ‘zombies’ de ‘smartphones’ – serão avisados ​​através de um laser que será projetado a partir dos postes de energia e um alerta enviado aos telemóveis através de uma aplicação que poderá ser instalada posteriormente.

O sistema de alerta multidimensional é operado por sensores de radar e câmaras térmicas e vem com um preço de 15 milhões de won (cerca de 11,4 milhões de euros) por cruzamento.

Em 2017, mais de 1.600 mil pedestres foram mortos em acidentes rodoviários, o que representa cerca de 40% do total de mortes no trânsito, segundo dados do Traffic Accident Analysis System.

Recomendadas

Donald Trump elogiou atuação responsável de Xi Jinping sobre protestos em Hong Kong

As manifestações, que se iniciaram há sete semanas , evoluíram da contestação à lei da extradição, que permitia o envio para a China de fugitivos ou suspeitos de crimes refugiados no território de Hong Kong, até reivindicações mais amplas sobre a melhoria dos mecanismos democráticos da cidade.

Partido do presidente de Ucrânia com vitória praticamente assegurada

Primeiro a presidência, agora o governo: o ator Volodimir Zelenski está a transformar a Ucrânia num pais totalmente novo. O novo Parlamento vai ser radicalmente diferente do que foi até aqui.

Com ou sem acordo, pouco importa. Brexit vai mesmo empurrar o Reino Unido para uma recessão, estima ‘think tank’

O Instituto Nacional de Investigação Económica e Social britânico revelou que o Brexit terá consequências nocivas para a economia britânica, independentemente de ser um Brexit duro ou um Brexit suave. Mas, o PIB britânico será 5% mais baixo no caso de um Brexit duro.
Comentários