[weglot_switcher]

Sentimento dos investidores alemães melhora em agosto

O indicador Zew, um dos mais importantes do clima económico na Alemanha, subiu para 71,5 pontos, superando a previsão dos economistas consultados pela Reuters. Em julho, o índice havia caído quatro pontos, para 59,3.
11 Agosto 2020, 11h25

O sentimento dos investidores na Alemanha melhorou mais do que o esperado em agosto, sinalizando que a maior economia da Europa está no caminho da recuperação depois de ter sido fortemente abalada pela pandemia – o PIB alemã o caiu 10,1% no segundo trimestre de 2020, o que representou a maior queda desde que há registo.

O indicador Zew, um dos mais importantes do clima económico na Alemanha, subiu este mês para os 71,5 pontos, superando a previsão de 58 pontos por parte dos economistas consultados pela Reuters. Em julho, o índice havia caído quatro pontos, para 59,3, tendo contrariado as expectativas dos analistas que davam conta de uma melhoria.

“As esperanças de uma recuperação económica rápida continuaram a aumentar, mas a avaliação da situação está a melhorar lentamente”, disse o presidente do Zew, Achim Wambach, num relatório divulgado esta quarta-feira.

Ainda assim, o professor alerta para os resultados dos bancos e das seguradoras, que não dão sinais de calma para os investidores. “De acordo com as avaliações por setores individuais, os especialistas esperam uma recuperação geral, especialmente nos setores domésticos. No entanto, as expectativas de ganhos ainda muito baixas para o setor bancário e segurador em relação aos próximos seis meses são motivo de preocupação”, diz.

O governo de Angela Merkel espera que o pacote de estímulos à economia, de mais de 130 mil milhões de euros, apoie o país na retoma. A expectativa é que a economia alemã contraia 6,3% este ano e cresça 5,2% em 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.