[weglot_switcher]

Sentimento económico da União Europeia com ligeira melhoria em junho (com áudio)

Apesar de continuar com um sinal negativo de 8,5 pontos percentuais (p.p.), verificou-se uma melhoria face aos 10,7 p.p. registados em maio.
13 Junho 2023, 11h37

O sentimento económico da União Europeia registou uma ligeira melhoria no mês de junho apesar de continuar com um sinal negativo em 8,5 pontos percentuais (p.p.) face aos -10,7 p.p de maio, de acordo com os dados do instituto ZEW divulgados esta terça-feira, 13 de junho.

Uma melhoria significativa se tivermos em conta as previsões dos economistas ouvidos pela “Reuters” que apontavam para -13,1 pontos percentuais.

Achim Wambach, presidente da ZEW, refere na nota do instituto alemão que “os especialistas não preveem uma melhora na situação económica durante a segunda metade do ano”.

Esta melhoria acontece após três meses consecutivos de quebra e à medida que a Alemanha luta contra os desafios económicos depois de se ter defendido da crise energética no inverno de 2022/23 devido à guerra na Ucrânia.

A Alemanha entrou em recessão no primeiro trimestre deste ano, já que os gastos dos consumidores atingidos pela inflação não compensaram o fim abrupto das importações de energia russa após a invasão da Ucrânia.

O ZEW indica que a avaliação da atual situação económica na Alemanha piorou, caindo para -56,5 pontos percentuais em junho, em comparação com os -34,8 p.p. observados no mês anterior.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.