[weglot_switcher]

“Sérias e repetidas falhas”. Deloitte multada com valor recorde no Reino Unido

A consultora foi condenada pela auditoria com falhas que fez de uma empresa de software britânica, onde demonstrações financeiras inflacionaram erradamente o valor da mesma.
17 Setembro 2020, 13h10

A Deloitte foi punida com uma multa recorde pelas “sérias e repetidas falhas” na auditoria à empresa de software Autonomy, reporta a Reuters. A multa de 15 milhões de libras (16,4 milhões de euros) foi decretada esta quinta-feira pelo Conselho de Reporte Financeiro do Reino Unido.

Em causa estavam as demonstrações financeiras da Autonomy em 2009 e 2010, antes de ser comprada pela Hewlett Packard (HP) em 2011. Depois desta aquisição, que se fez por 11 mil milhões de dólares (9,3 mil milhões de euros), a HP viria a reduzir o valor da empresa em três quartos, alegando ter sido defraudada nas finanças da Autonomy.

O regulador britânico veio agora dar razão à queixa da HP, tendo também sancionados dois dos sócios da Deloitte envolvidos na auditoria. A empresa e os colaboradores defendem-se dizendo que as suas práticas “evoluíram significativamente desde que esta auditoria foi realizada há mais de uma década”, cita a Reuters.

A decisão surge depois de um demorado processo, incluindo um recurso posto pela consultora para os tribunais em julho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.