[weglot_switcher]

Setor do retalho destaca-se na implementação de IA na região EMEA, diz estudo da Lenovo

Relatório salienta que 96% dos projetos aplicados no setor corresponderem ou superarem as expectativas, o que coloca o retalho à frente de setores como finanças e saúde, que, apesar dos investimentos significativos, mostram retornos mistos na aplicação desta tecnologia.
28 Agosto 2025, 14h21

Uma pesquisa da Lenovo revelou que o setor do retalho apresenta a maior satisfação com a implementação de inteligência artificial (IA), com 96% dos projetos a corresponderem ou superarem as expectativas. Este resultado coloca o retalho à frente de setores como finanças e saúde, que, apesar dos investimentos significativos, mostram retornos mistos na aplicação de IA.

O estudo, intitulado “CIO Playbook 2025,” realizado em parceria com a IDC, analisa as atitudes e estratégias de investimento em IA nos setores da Saúde, Retalho e Banca, Serviços Financeiros e Seguros (BFSI) na região EMEA.

No setor BFSI, apenas 7% das organizações adotaram IA, com 38% do orçamento de IA destinado à Inteligência Artificial Generativa (GenAI), a percentagem mais baixa entre os setores analisados. Apesar dessa cautela, as empresas de BFSI reportam a maior taxa de projetos de IA que superam as expectativas, com 33% a afirmar que as implementações estão bem alinhadas com as suas necessidades.

No retalho, 61% das organizações ainda se encontram na fase piloto de implementação de IA. Apesar de um crescimento projetado na despesa abaixo da média (97%), o setor obteve uma taxa de satisfação notável, com 96% das implementações a corresponder ou superar as expectativas.

O setor da saúde planeia um aumento de 169% no investimento em IA em 2025, o maior crescimento entre todas as indústrias. No entanto, apesar do investimento, a saúde apresenta a taxa de adoção de IA mais baixa e a maior proporção de organizações que relatam que a IA não atendeu às expectativas. Isso sugere que, embora a indústria esteja a investir pesadamente, pode carecer da experiência interna necessária para uma implementação eficaz.

Simone Larsson, Head of Enterprise AI da Lenovo, salientou que “estas conclusões confirmam que não existe uma abordagem única para a IA. Cada setor enfrenta desafios e oportunidades únicos, e a identificação de desafios de negócio, seguida do desenvolvimento de um plano robusto, é fundamental para uma implementação bem-sucedida de IA”.

O “CIO Playbook 2025” foi criado para ajudar os líderes de TI a avaliar o seu progresso e aprender com pares de diferentes setores e geografias, fornecendo insights sobre estratégia de IA e prioridades de transformação para os próximos anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.